Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/03/2018 às 20h03min - Atualizada em 09/03/2018 às 20h03min

Justiça condena dois por assassinato de militar

Pena por morte de cabo do exército e idoso é de 42 anos e 8 meses

VINÍCIUS LEMOS | REPÓRTER
Antônio Vieira Neto reagiu a assalto e foi morto por criminosos | Foto: Reprodução/Facebook

Foram condenados a mais de 40 anos de prisão os dois homens acusados de terem participação direta na morte de um cabo do Exército e do padrasto dele, em junho de 2017, durante uma tentativa de roubo no bairro Vigilato Pereira, na zona sul. O terceiro envolvido teve penas mais brandas, no total de pouco mais de cinco anos, em regime semiaberto. É possível que todos os condenados recorram da decisão.

Thalison Teotônio dos Santos e Diego Bruno de Souza foram condenados a 42 anos e 10 dias de reclusão pelos crimes de latrocínio e associação criminosa. Já Vilmar Gonçalves Cafelista recebeu pena de 4 anos de prisão e 1 ano e oito meses de detenção também por associação criminosa e por ter negociado a compra de documento falsificado para um comparsa. A decisão foi do juiz da 1ª Vara Criminal, José Luiz de Moura Faleiros, proferida no dia 27 de fevereiro, e levou em consideração as denúncias do Ministério Público Estadual e as investigações da Polícia Civil sobre o caso.

Diego Bruno de Souza foi apontado como o autor dos disparos no dia do crime e também foi baleado durante a ação. Thalison dos Santos deu cobertura ao comparsa ferido e o deixou na UAI do bairro São Jorge, também na zona sul, para receber socorro. Ele fugiu do local em seguida. A casa de Vilmar Cafelista também teria sido usada de passagem pelos assaltantes.

Diego e Thalison também foram apontados como autores de um roubo na cidade de Araguari no mesmo dia, quando invadiram um comércio local.

“A materialidade encontra-se perfeitamente demonstrada em face do investigatório levado a efeito pela repartição policial, boletim de ocorrência, auto de apreensão, laudo do local do crime, laudo de necrópsia, laudo de eficiência e prestabilidade de armas e munições, laudo de microcomparação balística, exame indireto de documentação médica, termo de declaração, termo de depoimento, imagens dos acusados, conversas interceptadas, termo de restituição, boletim de ocorrência na cidade de Araguari, análise da localização de linhas telefônicas e informações médicas”, informou o juiz na decisão.

Consultados, os advogados dos condenados por latrocínio informaram que vão recorrer da decisão. A defesa de Vilmar Cafelista ainda avaliava a possibilidade de um recurso.

O CRIME

O militar do Exército Antônio Carvalho Vieira Neto, de 25 anos, e seu padrasto, Auster Ruzante, de 81 anos, foram mortos no dia 22 de junho, quando os ladrões abordaram o idoso, que chegava de carro em casa. O cabo trocou tiros com os criminosos e, ferido, morreu no mesmo dia. O padrasto do jovem se manteve hospitalizado por quase dois meses, mas não resistiu.

Diego de Souza foi preso no mesmo dia do crime pela Polícia Militar, enquanto Thalison dos Santos e Vilmar Cafelista foram detidos em julho do ano passado.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90