08/03/2018 às 18h54min - Atualizada em 08/03/2018 às 18h54min
Doadores de sangue terão isenção de taxas em corridas
DA REDAÇÃO
Com o propósito de conscientizar e incentivar a doação de sangue e de medula óssea, a Prefeitura de Uberlândia sancionou lei que garante isenção aos doadores em taxas de inscrição em corridas realizadas no município. A isenção vale para os eventos promovidos por instituições públicas e privadas. A sanção foi publicada na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira (7).
A ideia visa colaborar com o aumento da taxa de doadores no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil está abaixo do percentual ideal de doadores. O índice no país é de 2% do total da população, enquanto que o pretendido deve estar entre 3,5% e 5%.
De acordo com a iniciativa de autoria do administrativo municipal, 5% das vagas destinadas às corridas devem ser reservadas aos atletas doadores. Estes têm direito a quatro isenções anuais. Para obter o benefício, o atleta deve apresentar a carteira de doador ou comprovar que realizou três doações consecutivas de sangue (no caso de homens) e duas consecutivas (mulheres) em um período de 12 meses. Os organizadores também serão obrigados a divulgar a lista de inscritos contemplados pelo benefício.
A lei pode ser conferida clicando
aqui.