Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/03/2018 às 15h44min - Atualizada em 02/03/2018 às 15h44min

Agentes de UBSF montam caixa especial para idosos

DA REDAÇÃO
Dona Iracy Gomes foi a primeira a receber caixinha da UBSF | Foto: Marco Crepaldi/Secom/PMU
 
Agentes comunitárias da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro Morumbi, na zona leste de Uberlândia, tiveram a iniciativa de ajudar pacientes com dificuldades em seguir o tratamento medicamentoso para doenças crônicas.

Com umas simples caixa de sapatos, divisórias e gravuras que representam os três períodos do dia, as agentes confeccionaram caixas de remédios com as indicações de quando os pacientes devem usar os medicamentos.

Uma iniciativa que pode ajudar vários usuários, na avaliação da enfermeira e coordenadora da UBSF Morumbi III, Carolina Paixão. “A ideia inicial era para auxiliar pacientes com dificuldade de leitura, mas vimos que pode ser útil àqueles que às vezes não conseguem seguir as receitas e não têm parentes próximos que podem ajudar.”

A ideia é recente, mas a expectativa é ampliar a confecção das caixas de remédios para outros perfis de pacientes, principalmente para os que passam por longos períodos do dia sozinhos.

A dona Iracy Gomes, de 67 anos, foi a primeira a receber a caixa de remédios. Depois de organizar todos os medicamentos, ela comemorou a iniciativa. “Fiquei muito feliz, porque agora os remédios vão ficar mais organizados e vou saber quando tomar.” 

A entrega foi feita pela agente Taisa Nunes de Andrade de Oliveiro. Foi ela quem teve a ideia da confecção das caixinhas. “Temos um acompanhamento próximo com a unidade e uma paciente me chamou a atenção em relação a essa dificuldade em seguir de forma adequada a receita. Então, pensei na melhor forma de auxiliar na medicação e ainda estimulá-los a seguir o tratamento. Sabemos que eles precisam de cuidados e nosso papel é esse. Queremos que eles tenham qualidade de vida e ver a alegria deles com esse cuidado é muito satisfatório”, disse Taisa.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90