06/02/2018 às 16h47min - Atualizada em 06/02/2018 às 16h47min

Matrículas abertas para aulas de música

DA REDAÇÃO
Alunos da Orquestra Alexa durante apresentação / Foto: Felipe Muniz/Divulgação

O Instituto Alexa, em Uberlândia, está com matrículas abertas de quinta-feira (8) a 28 de fevereiro para aulas gratuitas de música que serão realizadas em dois locais: nos bairros Aclimação e São Jorge.

Podem participar crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, e pela primeira vez adultos, pais ou responsáveis por crianças participantes do projeto, com vagas para violão. Este ano, o Espaço Alexa de Música irá funcionar em dois polos: Aclimação, na Escola Estadual Presidente Juscelino Kubistchek (Praça Durval Gomes Xavier, nº 275); e Polo São Jorge, na sede do Lar Maria Lobato (Rua Ângelo Cunha, 25). O projeto é aberto à toda a comunidade e não há necessidade de estudar ou frequentar as instituições onde acontecem as aulas.

Com vagas limitadas, os instrumentos oferecidos para os dois polos são flauta doce (soprano, contralto, tenor e baixo); violão; violino; e percussão com instrumentos convencionais e alternativos, que serão confeccionados pelos próprios alunos através da reutilização de material.

Desenvolvido há três anos no bairro Aclimação, este ano, além da implantação do Polo São Jorge, e abertura de novas vagas no Polo Aclimação, o projeto ampliou seu conteúdo e está se transformando no Espaço Alexa de Música e Meio ambiente. A ideia nasceu da necessidade de se criar uma linguagem inovadora e atrativa para trabalhar conceitos de sustentabilidade e conscientização ambiental, além de fomentar a prática do consumo consciente. A música é uma forma de expressão artística que abre inúmeras portas e oferece uma série de oportunidades. Diante destas oportunidades é possível enxergar caminhos que estimulam a tomada de consciência ambiental, além de democratizar o acesso ao ensino da música. Uma oportunidade enriquecedora para crianças e jovens.

Com o Espaço Alexa de música criou-se a “Orquestra Alexa”, formada por violino, flauta, violão e percussão com instrumentos convencionais e alternativos, ponto este que alinha cultura e meio ambiente. Atualmente, a orquestra é composta por 110 jovens músicos, todos do projeto. Com o aumento das vagas e a implantação do Polo São Jorge, a meta é juntar os dois polos e atingir 200 músicos participantes da orquestra, que contará com a participação de pais e filhos no palco, o que tende a ser mais um diferencial do projeto para a democratização do aprendizado da música e valorização da cultura.

As inscrições podem ser feitas de 8 a 16 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 11h30 e de 19 a 28 de fevereiro das 7h30 às 12h e das 13h às 17h nos locais das oficinas no Aclimação e São Jorge.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »