Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/02/2018 às 05h03min - Atualizada em 04/02/2018 às 05h03min

Prepare pratos deliciosos com um alimento popular

Tida como vilã nas dietas, a batata é versátil e tem seu lado saudável

LETÍCIA NAÍSA | FOLHAPRESS

Rica em carboidrato, a batata é um ingrediente curinga em diferentes países, mas especialistas em nutrição recomendam que ela seja consumida, preferencialmente, na forma de purê, assada ou cozida, por serem esses os preparos mais saudáveis. A batata frita, apesar de ser muito apreciada e popular, não é aconselhada em razão da quantidade de óleo com que é feita, o que induz à perda de propriedades.

"Mas a batata pode promover inúmeros benefícios para a alimentação, se estiver dentro de uma dieta equilibrada. Ela é uma fonte de carboidrato saudável", afirma a nutróloga Cibele Spinelli.

Essa característica faz com que esse alimento forneça mais energia para o corpo. Outros nutrientes que o compõem são a vitamina B6, que ajuda a reduzir a retenção de líquidos no organismo, e a vitamina C, que fortalece o sistema imunológico.

Cibele destaca ainda que a batata possui proteínas e substâncias antioxidantes, que agem no cérebro e na pele. "Também tem fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino", completa a profissional.

A nutricionista Angélica Padilha aconselha o consumo desse tubérculo em saladas, com outros legumes, ou como acompanhamento de proteínas, como são os ovos e as carnes.

"É interessante evitar o arroz na mesma refeição, por exemplo, por ele ter o mesmo carboidrato como macronutriente principal", afirma.

Angélica chama a atenção para o fato de que algumas pessoas devem restringir a ingestão de batatas: "Quem quiser emagrecer deve consumi-las com menos frequência. O mesmo vale para quem estiver tratando doenças como diabetes, resistência à insulina, esteatose hepática [gordura no fígado], síndrome do ovário policístico, hipertensão e hipertrigliceridemia".

Confira duas receitas selecionadas que dão destaque ao sabor do ingrediente.

RECEITAS

Sopa cremosa de batata e linguiça de lombo

- Ingredientes
3 batatas médias
1 cebola picada em cubos grandes
Sal a gosto
3 col. (sopa) de azeite
250g de linguiça de lombo
1 talo de cebolinha cortado em rodelas
½ xíc. (chá) de queijo parmesão ralado
 
- Modo de preparo
Corte as batatas em quatro partes iguais, mantendo nelas as cascas. Em uma fôrma de alumínio, coloque as batatas e a cebola e tempere com sal e duas colheres (sopa) de azeite. Leve para assar, em forno preaquecido a 180º C, por cerca de 40 minutos ou até que estejam douradas e macias. Bata-as no liquidificador com 700 ml de água morna até obter uma mistura homogênea. Reserve. Em uma frigideira quente, coloque uma colher (sopa) de azeite e doure os lados da linguiça. Na sequência, corte-a em rodelas finas e junte, em uma panela, os pedaços à sopa batida. Deixe apurar em fogo baixo por cerca de cinco minutos. Sirva com a cebolinha e o parmesão salpicados.
 
Batata recheada

- Ingredientes
1 kg de carne moída
3 col. (sopa) de azeite
1 cebola ralada
½ xíc. (chá) de conhaque
3 tomates sem sementes picados
Sal e pimenta a gosto
Salsa picada a gosto
1 caixinha de molho branco pronto
300g de queijo muçarela ralado grosso
8 batatas grandes
 
- Modo de preparo
Lave bem as batatas e, com a casca, cozinhe-as em água com um pouco de sal até que fiquem macias. Escorra e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e doure nele a cebola e a carne, até que o líquido formado seque. Junte o conhaque, os tomates, o sal e a pimenta. Cozinhe a mistura até a carne ficar macia e tempere com o sal e a pimenta. No meio de cada batata, faça um corte e, com uma colher, amasse um pouco da polpa, pressionando-a para baixo para formar um buraco. Preencha a batata com uma porção de creme branco, recheie com a carne e polvilhe a salsa e a mozarela. Coloque as batatas recheadas em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 200 °C até o queijo derreter. Sirva em seguida.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90