Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/01/2018 às 18h36min - Atualizada em 26/01/2018 às 18h36min

Rede Estadual oferta 4 mil vagas em cursos

DA REDAÇÃO

Neste primeiro semestre, a Rede Estadual de Educação Profissional (Rede) ofertará 4.040 novas vagas em 26 cursos, distribuídos em 21 escolas estaduais de Minas Gerais. Em Uberlândia, serão sete cursos, ministrados em seis unidades.

Os interessados devem procurar as escolas ofertantes a partir do início do mês de fevereiro para fazer a inscrição. As escolas terão autonomia para organizar o processo e os alunos que participarão dos cursos serão escolhidos por meio de sorteio.

Poderão se inscrever alunos que estejam cursando ou já concluíram o ensino médio. Todos os cursos são técnicos de nível médio, gratuitos, e têm duração entre um ano e um ano e meio. As aulas terão início no mês de março.

“Desde 2015, estamos ampliando a oferta da educação profissional em conformidade aos Planos Nacional e Estadual de Educação. Agora em março, abriremos essas novas turmas, principalmente nas escolas exclusivas de educação profissional, como também nos Centros de Educação Profissional (CEPs). A expectativa é que possamos abrir novas vagas também no segundo semestre”, disse o diretor de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Rafael Morais.

CURSOS INÉDITOS

Dentre as vagas que serão ofertadas, estão dois cursos inéditos: técnico de Tradução e Interpretação de Libras e técnico em Multimeios Didáticos.

“Há algum tempo, a SEE vem percebendo um déficit de profissionais formados para atuar nas escolas como Tradutor Intérprete de Libras e com os professores que atuam nos apoios e nos suportes de tecnologia. Foi mediante a demanda constatada que a secretaria entendeu ser significativo fomentar a organização desses cursos. Fizemos a elaboração da proposta pedagógica conforme o catálogo de cursos técnicos e criamos um grupo de trabalho antes de chegar nas duas propostas”, destaca a diretora de Educação Especial da SEE, Ana Regina Carvalho.

O curso técnico de Tradução e Interpretação de Libras será ofertado em cinco municípios de Uberlândia, Belo Horizonte, Divinópolis, Passos e Uberaba.

Para a escolha das escolas que ofertarão os novos cursos, a SEE priorizou as regiões onde havia maior demanda. “Fizemos uma seleção das escolas com base nas localidades onde há mais falta do profissional formado no mercado”, conclui Ana Regina.
 
Cursos ofertados em Uberlândia

- Escola Estadual Américo René Giannetti – Agente Comunitário de Saúde e Informática (2º e 3º módulos)
Turno: Noite
 
- Escola Estadual Bueno Brandão - Tradução e Interpretação de Libras (1º e 2º módulos)
Turno: Noite
 
- Escola Estadual do Parque São Jorge – Logística (2º módulo)
Turno: Noite
 
- Escola Estadual Neuza Rezende - Informática (2º e 3º módulos)
Turno: Noite
 
- Escola Estadual Professor Ederlindo Lannes Bernardes – Administração (2º e 3º módulos)
Turno: Noite
 
- Escola Estadual Professor Ederlindo Lannes Bernardes – Logística (2º módulo)
Turno: Noite
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90