Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/01/2018 às 18h11min - Atualizada em 24/01/2018 às 18h11min

Febre Amarela piora quadro de doação de sangue

DA REDAÇÃO

Durante o período de férias e carnaval, historicamente, o estoque de sangue da Fundação Hemominas sofre uma redução de aproximadamente 30%. Aliada a essa sazonalidade, a ocorrência de casos de febre amarela no Estado pode agravar a situação de baixa nos estoques, tendo em vista que o tratamento de suporte aos pacientes infectados pode demandar transfusões.

Além disso, ao receber a vacina da febre amarela, a pessoa fica impedida de doar sangue por 30 dias. “A doação de sangue é sempre muito importante e torna-se fundamental neste momento. A Hemominas recomenda que as pessoas imunizadas há mais de 30 dias agendem sua doação. Já as pessoas não imunizadas podem, no mesmo dia, doar sangue e depois se dirigirem a uma unidade de saúde para receberem a vacina”, disse a assessora da Gerência de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas, Viviane Guerra.

Quem tiver interesse em doar sangue pode, para agilizar o atendimento, agendar a doação via internet ou pelo telefone 155 na opção 8. O call center recebe ligações das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos, das 7h às 19h.

O Hemocentro de Uberlândia faz a captação de sangue de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30. No período da tarde, o atendimento acontece nas segundas e quartas-feiras, das 14h às 17h. Em todo último sábado do mês, o atendimento ocorre das 7h às 11h30. Os doadores do sexo masculino podem fazer quatro doações em 12 meses, e do sexo feminino, três.

A DOENÇA

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos, tanto em áreas urbanas quanto silvestres. Em área silvestre, os principais vetores são os mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem nas matas e na beira dos rios.

Segundo informa a Secretaria da Saúde, a maior frequência da Febre Amarela ocorre entre os meses de dezembro e maio, período com maior índice de chuvas, quando aumenta a proliferação do vetor, o que coincide ainda com maior atividade agrícola. A infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a doença ou nunca tenha se vacinado é picada por um mosquito infectado. Estes mosquitos picam tanto macacos quanto pessoas, que se contaminam com a doença. Por isso, há relato de mortes de macacos nas regiões acometidas.

Os macacos não transmitem a febre amarela para o homem e não são os responsáveis pela transmissão da febre amarela. A febre amarela é transmitida somente pela picada de mosquitos infectados com o vírus da doença.
 
Para doar sangue

Hemocentro de Uberlândia
Endereço: avenida Levino de Souza, 1.845, bairro Umuarama

Horário de funcionamento:
– Segunda e quarta-feira: 7h às 11h30 e 14h às 17h
– Terça, quinta e sexta-feira: 7h às 11h30
– Último sábado do mês: 7h às 11h30

Mais informações: (34) 3088-9204

Condições para doação de sangue
– Ter e estar em boa saúde;
– Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
– Ter idade entre 16 (menores somente poderão se candidatar a doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório) e 69 anos (desde que a primeira doação seja efetuada antes dos 60 anos);
– Pesar acima de 50 kg;
– Dormir bem na noite anterior à doação;
– Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
– Não ter tido gripe, resfriado ou diarreia nos últimos sete dias;
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
– Não ter sido submetido a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses;
– Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;
– Não doar sangue em jejum. Pela manhã, alimente-se antes; à tarde, dê um intervalo de 3 horas após o almoço;
– Tratamento dentário impede a doação por período de 1 a 30 dias, conforme o caso.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90