Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/12/2017 às 05h17min - Atualizada em 22/12/2017 às 05h17min

Espetáculo tem inspiração poética

'Um céu em mim' faz parte da 4ª Mostra de Dança do Studio Dance de Daniela Reis e estreia hoje no Municipal

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
A bailarina Luciana Davi, da São Paulo Companhia de Dança, é convidada especial / Foto: Divulgação

 

Textos e poesias de Arnaldo Antunes, Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Rubem Alves, Monteiro Lobato, entre outros, são referências para o espetáculo de dança “Um céu em mim” dentro da 4ª Mostra de Dança do Studio Dance Daniela Reis. A apresentação é às 20h, hoje, no Teatro Municipal de Uberlândia.

Os textos dos autores citados não são utilizados como recursos diretos de citação, mas como fontes de inspiração para a criação poética do corpo que dança. O espetáculo traz como temática a poética do céu, suas possibilidades de representações e simbologias por meio do corpo, da poesia e da cena teatral. Segundo Daniela Reis, diretora geral e artística do grupo e também coreógrafa de “Um céu em mim” o espetáculo contempla as linguagens do balé, jazz, dança moderna e danças urbanas. “Estamos trabalhando nesta montagem há seis meses”, disse.

Cada coreografia e cena está sendo construída e estimulada a partir dos signos temáticos como as estrelas, a lua, a imensidão, o desejo do inalcançável, a grandeza das paisagens, o micro e o macro considerados uno. A iluminação é de Diego Nobre e o som de Ricardo Miguel Durão.

Com 20 anos de experiência com dança e há quatro anos com a própria escola Daniela acredita no potencial dessa arte em Uberlândia, mesmo neste cenário econômico delicado pelo qual passa o País. “A Dança em nossa cidade, como em qualquer parte do país, necessita de fomento e apoio municipal e/ou estatal, já vivenciamos melhores fases. Mas mesmo sem esse apoio existe ações válidas, boas escolas e artistas que resistem ao atual momento político dando continuidade em seus trabalhos. É necessário ter paciência e procurar fazer o trabalho dando o seu melhor. Mesmo sentido os efeitos econômicos, como qualquer outra área, a dança segue demarcando o seu espaço social, resistindo”, explicou.

Ao todo são 70 bailarinos em cena, a maioria são crianças entre 6 e 12 anos. Haverá um personagem teatral em cena que perpassará as coreografias com o intuito de dar coerência poética para o espetáculo, utilizando elementos cênicos e dialogando sensivelmente com as coreografias apresentadas. “Este ano tivemos o prazer de receber outros artistas que estão fazendo parte do espetáculo. O ator Cássio Machado, os músicos Natalia Luise Boaventura, Wagner Santos e Marcos Vinícius e também os bailarinos convidados Wesley de Jesus e a bailarina Luciana Davi que veio de São Paulo gentilmente cedida pela São Paulo Companhia de Dança”, adiantou a coreógrafa.

Assina a fotografia do espetáculo Ana Terra Castro Lima e o figurino é de Luciene Magalhães e Zenilsa Ferreira.

 

SERVIÇO

O QUE: espetáculo de dança "Um céu em mim"

QUEM: Studio Dance Daniela Reis

QUANDO: hoje, às 20h

ONDE: Teatro Municipal de Uberlândia (Av. Rondon Pacheco, 7.070, Tibery)

CLASSIFICAÇÃO: livre

INGRESSOS: R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60 (inteira)

INFORMAÇÕES: 3235-1568


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90