Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/12/2017 às 05h18min - Atualizada em 17/12/2017 às 05h18min

Uso incorreto de celular pode causar dor crônica

Postura errada e uso excessivo levam a doenças de coluna e articulações

EMERSON VICENTE | FOLHAPRESS

Pelo último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem 207.660.929 habitantes. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), por sua vez, destacou, em setembro, que existem 241.062.955 linhas de celulares. Ou seja, existem mais telefones móveis do que pessoas no país. Nesse cenário, são cada vez maiores os problemas de saúde causados pelos eletrônicos.

"A incidência [de doenças] tem aumentado de maneira espantosa, principalmente entre os jovens. Hoje, crianças de 14 anos já apresentam problemas causados pelo uso desses aparelhos", diz Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues, especialista em ortopedia e traumatologia. "Sintomas locais como dor nas costas, no pescoço, dor de cabeça, vão ficando cada vez mais frequentes."

Para os médicos, o problema maior não é o uso do aparelho celular, tablet ou notebook, mas sim a forma desse uso. "As dores acontecem muito em função do uso desses aparelhos. A posição sobrecarrega o pescoço, faz pressão sobre a cervical. O dedão também sofre por causa da digitação", afirma o fisiatra Roberto Rached.

"A articulação é uma dobradiça. Se você fizer muita força puxando só para frente e não para trás, terá um desequilíbrio. Se não equilibrar essa articulação, não adianta dar analgésico, pois o problema vai persistir", completa.

Fazendo a comparação com uma alavanca, quanto mais inclinado o pescoço no movimento da pessoa ao manusear o celular, maior será o peso que ela carregará. "A cada 10˚ que a pessoa inclinar o pescoço para frente, aumenta 1 kg sobre a coluna. Se dobrar a 40˚, por exemplo, será como se ela carregasse 4 kg na cabeça", diz Rodrigues.

 

DANOS MENTAIS

O cérebro também é prejudicado pela dependência tecnológica, mas os danos ainda não são claros. "Ainda não se sabe exatamente qual a relação da dependência de tecnologias com outros problemas psiquiátricos. Imagina-se que possa ser uma via de duas mãos, podendo ser causa ou consequência de outros problemas", diz Vitor Breda, psiquiatra e membro do Grupo de Estudos sobre Adições Tecnológicas. 

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90