15/12/2017 às 14h46min - Atualizada em 15/12/2017 às 14h46min

Pesquisadores da UFU participam de expedição na Antártica

Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participam da 36ª Operação Antártica (Operantar XXXVI). A comitiva da UFU iniciou a expedição no dia 03 de dezembro e, durante mais de 50 dias, realizará pesquisas no continente gelado. A fase de coletas e análises de campo deve ser concluída no final de janeiro de 2018, período em que o grupo deve retornar ao Brasil.

Representam a UFU na Operantar XXXVI os professores Guilherme Corrêa (Instituto de Geografia) e Douglas Riff (Instituto de Biologia) e os estudantes Thales Nunes e Rodolfo Otávio dos Santos.

PESQUISA

Durante a estada no continente Antártico serão realizadas pesquisas vinculadas ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar) nas áreas de paleontologia (que estuda fósseis e registros pré-históricos de seres vivos que já habitaram a Terra) e pedologia (estudo dos solos no seu ambiente natural). A previsão é que sejam coletadas amostras científicas que irão subsidiar estudos em laboratórios das instituições brasileiras.

Outras universidades também participam da expedição. As federais de Viçosa (UFV), Pernambuco (UFPE), Ceará (UFC) e do ABC (UFABC) têm representantes na delegação.