Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/12/2017 às 22h38min - Atualizada em 11/12/2017 às 22h38min

Escolas privadas lideram ranking do Enem na cidade

Dentre as 19 mais bem colocadas, apenas três são da rede pública

VINÍCIUS LEMOS | REPÓRTER
Sesi Uberlândia saltou de 9º colocado em ranking de 2012 para 2º no último ano / Foto: Divulgação

 

As escolas privadas lideram o ranking de médias das instituições de ensino no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 em Uberlândia. O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) – Campus Uberlândia é a escola pública mais bem colocada na cidade e aparece na 13ª posição entre as locais. O resultado representa o ganho de uma posição para uma instituição pública em comparação a 2015 no Município.

A listagem, pela primeira vez, não foi feita pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep). O objetivo, segundo os diretores consultados é evitar o uso comercial das notas. Contudo, a compilação de dados brutos, divulgados na última semana, foi feita pela consultoria Evolucional e tabulada pelo jornal Estado de São Paulo. Foi por meio desta listagem que o Diário do Comércio elaborou o ranking das 19 instituições com melhores médias do Município.

O Colégio Olimpo de Uberlândia foi a instituição mais bem colocada, figurando em 162º no ranking nacional elaborado. Ele foi seguido do Sesi Uberlândia – Escola Guiomar de Freitas Costa, que aparece na 248ª posição geral. Em terceiro vem o colégio Pirlimpimpim São Paschoall, no 334º lugar. O ranking das cinco melhores médias locais é fechado com Inei-COC e Colégio Nacional, respectivamente.

O diretor geral do Olimpo, Henrique Nogueira de Carvalho, credita a boa média a um tipo de ensino exigente, com cobrança do corpo docente e investimento em professores qualificados. “Pessoalmente faço entrevistas com alunos que têm interesse em entrar na escola. Cada entrevista dura de 1h a 1h30 procurando o aluno esforçado”, afirmou o diretor. A escola chegou à cidade há cerca de 4 anos e é a segunda vez que lidera o ranking local do Enem.

No caso do Sesi, essa é a melhor posição conseguida até agora, dentro de um quadro em que a escola saltou de 9º lugar em 2012 para 2º em 2016. O diretor Jakson Alves da Silva disse que não se surpreendeu com o resultado, dado o histórico e o investimento em capacitação do corpo docente, melhoria de material didático e aplicação de atividade extra em sala de aula focada no Enem. Estudantes do 3º ano estudam em período integral, sendo a manhã reservada para o currículo comum do fim do Ensino Médio, e a tarde, voltada inteiramente para exame nacional. “É um crescimento em virtude do engajamento”, afirmou Jakson Alves.

 

PÚBLICAS

Segunda instituição pública de ensino mais bem colocada no Enem 2016 em Uberlândia, a Escola Estadual Messias Pedreiro figura na 17º posição local e na 4142ª no ranking geral do País.

De acordo com a diretora Miriam Antônia dos Santos, o número de alunos, o menor investimento e, por consequência, a menor carga horária faz com que as escolas públicas tenham resultados abaixo das particulares. Contudo ela ressalta que o resultado por aluno se mostra mais próximo entre as instituições. “No ano passado tivemos 200 alunos aprovados na Universidade Federal de Uberlândia. Temos 17 turmas de 3º ano do Ensino Médio e mais de 700 alunos cursando. As privadas têm 40 ou 60 alunos no 3º ano. Eles têm o dobro da carga horária, pois oferecem mais 40 horas/aula, nós pouco mais de 20 horas/aula”, afirmou.

Ela ainda chamou a atenção para o fato de, particularmente, o Messias Pedreiro ter corpo docente com mestres e doutores e buscar envolver estudantes em atividades específicas para preparação ao Enem.

 

Ranking Enem de Escolas de Uberlândia

Posição local/Escola               Ranking Brasil          Rede

1º Olimpo                          162º                    Privada

2º Sesi Escola Guimar de Freitas   248º                    Privada

3º Pirlimpimpim São Paschoall      334º                    Privada

4º Inei-COC                        524º                    Privada

5º Nacional                        620º                    Privada

6º Gabarito                        680º                    Privada

7º Batista                         966º                    Privada

8º Johann Kepler                   1205º                   Privada

9º Marista Champagnat              1594º                   Privada

10º Teresa Valsé                   1728º                   Privada

11º Ressurreição N. Senhora        1960º                   Privada

12º Mais Positivo                  2236º                   Privada

13º IFTM – Campus Uberlândia       2705º                   Pública

14º Athenas                        3667º                   Privada

15º Inst. Educ. do Triângulo       3729º                   Privada

16º Shalom                         4050º                   Privada

17º Messias Pedreiro               4142º                   Pública

18º Promove                        4164º                   Privada

19º Prof. José Ignácio de Sousa    5857º                   Pública


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90