Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/12/2017 às 17h45min - Atualizada em 06/12/2017 às 17h45min

Crianças do Hospital do Câncer lançam livro

DA REDAÇÃO
Capa do livro produzido pelas crianças do Alegrarte / Foto: Divulgação

 

Será lançado nesta quinta-feira (7) na nova sede do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o livro “Meu Rio Uberabinha”. A obra reúne pinturas e fotografias de 35 pacientes infanto-juvenis do Hospital do Câncer em Uberlândia e de seus acompanhantes.

Na coordenação do trabalho estão as fotógrafas e voluntárias Cintia Guimarães e Sandra de Freitas; o coordenador pedagógico do Grupo Luta Pela Vida, Leonardo Almeida; a artista plástica e voluntária Maria Clara Ferraz e a revisora e diretora do Grupo, Maria Letícia Rocha de Souza.

O tema para compor as obras de arte do livro foi escolhido para que os pacientes pudessem admirar a fauna e flora do cerrado e registrarem fotografias e pinturas para compor o livro. Para Maria Clara a percepção do comportamento da natureza representa a resiliência dos pacientes. “Junto às águas do Rio Uberabinha estão matas que evidenciam a resistência dos ipês do cerrado, resistência também encontrada nos pacientes oncológicos em que lutas e vidas se complementam”, afirmou a artista plástica.

Leonardo Almeida disse que da concepção até a conclusão do livro foi um ano de trabalho. A iniciativa é do Grupo Luta Pela Vida por meio do projeto Alegrarte e conta com o apoio do Guaraná Mineiro e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Trezentos e cinquenta livros serão doados para a Secretaria Municipal de Educação para distribuição  nas bibliotecas das escolas municipais.

Nesta quinta-feira também será aberta a exposição Alegrarte com 70 pinturas e 69 fotografias que compõe o livro.

 

SERVIÇO

O QUE: lançamento do livro “Meu Rio Uberabinha” e abertura de exposição Alegrarte

QUANDO: quinta-feira (7), às 14h

ONDE: nova sede do Dmae (Av. Rondon Pacheco, 6.400, Tibery)

ENTRADA FRANCA

CLASSIFICAÇÃO: livre

EXPOSIÇÃO ALEGRARTE: visitação até 21/12 de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90