Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/12/2017 às 05h28min - Atualizada em 03/12/2017 às 05h28min

Hortaliça do bem, couve torna pratos mais saudáveis

A folha age nos ossos, nos dentes e na cicatrização do organismo

FOLHAPRESS | SÃO PAULO

Muito utilizada como acompanhamento da feijoada e em sucos verdes, a couve-manteiga, ou couve mineira, faz bem ao organismo por ser rica em muitos nutrientes fundamentais à saúde, como fibras e cálcio, por suas folhas escuras. "O cálcio desempenha funções como fortalecimento de ossos e dentes e é essencial para a contração muscular e a coagulação sanguínea", diz a nutricionista Deborah Lestingi.

A profissional aponta mais vantagens do alimento: "Ele tem vitaminas A e C, que são ótimos antioxidantes e boas à saúde dos olhos e à prevenção de doenças cardiovasculares. Também combatem os efeitos do estresse".

A nutricionista Bianca Vieira de Souza acrescenta que as fibras da couve estimulam o funcionamento do intestino e auxiliam no controle do colesterol e da glicemia. "Quem tem prisão de ventre, doença no fígado ou dificuldade de digestão também vai encontrar nessa verdura uma excelente aliada no combate a esses problemas."

Na hortaliça ainda há ferro, bom para prevenir e tratar a anemia, e ácido fólico, que é essencial à formação da medula do feto durante a gestação. Já o magnésio age na saúde cerebral e possibilita a atividade dos neurotransmissores.

"A couve também favorece o emagrecimento, pois prolonga a sensação de saciedade por sua quantidade de fibras", observa Edson Credidio, nutrólogo e professor universitário.

No entanto, o consumo elevado da verdura - acima de cinco folhas por dia- pode ser prejudicial a quem tem hipotireoidismo, já que a couve pode atrapalhar a captação de iodo pela tireoide. Quem toma anticoagulantes deve conversar com o médico sobre a hortaliça, pois ela pode diminuir o efeito do remédio.

"Vale lembrar que a couve é excelente, mas atuará como 'coadjuvante'. Ela não é a solução de doenças já instalada seque precisam de tratamento medicamentoso", diz Deborah. Confira receitas!

 

RECEITAS

Couve refogada com linguiça

- Ingredientes

400 g de linguiça fresca esfarelada

2 xíc. (chá) de abóbora cabotiá picada

1 sachê de tempero em pó sabor alho e cebola

½ maço de couve picada

- Modo de preparo

Em uma panela, refogue a linguiça até dourar. Adicione a abóbora, meia xícara (chá) de água e o tempero em pó. Cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por cerca de 15 minutos. Acrescente a couve e a refogue rapidamente até que murche levemente. Sirva a seguir.

 

Trouxinha de couve recheada

- Ingredientes

Recheio

1½ xíc. (chá) de arroz integral cozido

1 tomate maduro, sem pele e sem semente picado

1 col. (sopa) de cebolinha picada

1 col. (chá) de tomilho fresco picado

2 latas de atum sólido em óleo (já escorrido)

Molho

6 tomates maduros, sem pele e sem semente picados

1 col. (sopa) de azeite

½ cebola pequena picada

1 dente de alho amassado

1 col. (chá) de sal

1 col. (chá) de orégano

Trouxinha

1 litro de água

½ col. (chá) de sal

6 folhas de couve-manteiga inteiras

6 cebolinhas inteiras

- Modo de preparo

Recheio

Em uma tigela, misture delicadamente todos os ingredientes. Reserve.

Molho

Bata metade dos tomates no liquidificador e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho. Junte os tomates restantes, o sal e o orégano. Refogue por 3 minutos. Adicione os tomates batidos, tampe a panela e cozinhe até o molho ficar encorpado. Reserve.

Trouxinha

Em uma panela, ferva a água com o sal. Mergulhe nela uma folha de couve, deixando-a amolecer levemente, por cerca de um minuto. Retire-a com uma escumadeira. Repita o processo com as outras folhas de couve e com as cebolinhas. Reserve.

Montagem

Retire com faca o talo da folha de couve, com cuidado para não rasgá-la. Coloque uma porção do recheio no centro de cada folha e feche-as formando uma trouxinha. Amarre cada uma com a folha de cebolinha. Reserve. Espalhe o molho em um refratário médio e arrume as trouxinhas sobre ele. Leve ao forno por dez minutos ou até aquecer.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90