Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/11/2017 às 18h28min - Atualizada em 30/11/2017 às 18h28min

Município lança plano de fomento a negócios

DA REDAÇÃO

A Prefeitura lançou ontem um novo plano para fomento aos pequenos e médios produtores rurais de Uberlândia. Trata-se do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais - Novo Agro, que tem o intuito de transformar atuações já existentes no campo em atividades comerciais de alta sustentabilidade.

O evento de lançamento ocorreu no Centro Administrativo Municipal com a presença de autoridades, produtores e representantes de outras oito instituições ligadas às atividades do setor.

O programa foi elaborado nos últimos meses pelas secretarias municipais de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo a partir de cinco pilares: Agroindústria de Pequeno Porte, Agroecologia, Piscicultura, Turismo Rural e Gastronomia. Dentro de cada uma destas bases, na prática, serão definidas ações específicas, como a criação de projetos de leis, incentivos, apoios, espaços, com implementação ao longo dos anos.

“O Novo Agro veio para nortear a classe rural na aproximação de mercados e consolidar de fato as atividades enquanto negócio. Um programa desse nível precisa de sustentação e isso se dá nesta união de entidades parceiras, poder público e homens do campo”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Para alinhar os detalhes das iniciativas que serão tomadas, duas reuniões de trabalho serão realizadas com as instituições parceiras. São elas: Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável, Emater, Embrapa, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Instituto Mineiro de Agropecuária, Sebrae, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Centro Universitário UNA Uberlândia e Sindicato Rural de Uberlândia. O primeiro encontro ocorreu ainda nesta quinta (30) e o segundo está previsto para ocorrer no mês de dezembro.

Além disso já estão em andamento diversas ações que comporão o Novo Agro. Destaque para o encaminhamento de duas legislações, sendo uma sobre as regulamentações envolvendo a agroindústria de pequeno porte e outra sobre aquicultura e piscicultura.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90