Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/11/2017 às 18h46min - Atualizada em 29/11/2017 às 18h46min

MG é o 2º estado com maior regeneração florestal

DA REDAÇÃO
Ações para evitar desmatamento no estado incluem fomento florestal, fiscalizações e assistência técnica a produtores / Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG

 

Minas Gerais é o segundo estado do País com maior regeneração de Mata Atlântica, segundo levantamento da Fundação SOS Mata Atlântica. A recuperação tem sido impulsionada pelo Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata), que está em sua segunda fase, e é desenvolvido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com a Alemanha. O trabalho ocorre em uma área de cerca de 223 mil km².

O Promata II tem apoio financeiro do banco KfW Entwicklungsbank, que destinou um valor de 8 milhões de euros ( cerca de R$ 30 milhões) ao programa, iniciado em dezembro de 2011 e com conclusão prevista para dezembro de 2018.

“O principal objetivo do projeto é contribuir para a proteção da biodiversidade e para a recuperação de áreas degradadas na Mata Atlântica de Minas Gerais”, explica a coordenadora geral do Promata II e diretora de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do IEF, Fernanda Teixeira Silva.

Para isso, o Promata tem investido em diversas ações em seis escritórios regionais e em 28 unidades de conservação localizadas na área de abrangência da Mata Atlântica.

Alguns desses trabalhos são estudos para aumentar o conhecimento sobre o território e as condições do bioma, como foram o caso da elaboração dos Planos de Manejo das Áreas de Proteção Ambiental Alto Mucuri e Águas Vertentes.

O projeto também apoiou a construção do Plano Municipal de Mata Atlântica do município de Teófilo Otoni, no Mucuri, além de capacitar outros municípios da região para que realizem a elaboração de seus estudos.

 

RECUPERAÇÃO FLORESTAL

Dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, apontam que o desmatamento do bioma em Minas Gerais caiu 4% no estado no período 2015-2016 em relação ao período 2014-2015.

Comparado aos anos 2011 e 2012, a redução ultrapassa os 30%. Apenas três estados brasileiros registraram queda neste período. O desmatamento da floresta nativa nos 17 estados com Mata Atlântica no país cresceu 57%.

Ainda de acordo com a fundação, entre 1985 e 2015, Minas Gerais foi o segundo estado com maior regeneração do bioma no país, com quase 60 mil hectares de Mata Atlântica regenerados. O Vale do Mucuri é a região de Minas Gerais que teve mais áreas regeneradas.

Operações de fiscalização para coibir o desmatamento ilegal em Minas Gerais são realizadas durante todo o ano pela Semad. Somente no bioma Mata Atlântica foram 1.073 ações em 2016 e 2017 e um total de R$ 31,3 milhões em multas aplicadas.

 

FOMENTO

O programa de fomento florestal realizado pelo IEF também é uma iniciativa que o Estado de Minas Gerais vem adotando para recuperar a cobertura vegetal de Mata Atlântica no Estado.

De 2006 a 2016, as ações de fomento do IEF apoiaram a recuperação de 84,2 mil hectares, tendo sido produzidas cerca de 17,5 milhões de mudas nativas e distribuídas aos produtores rurais. Atualmente, o IEF administra 62 viveiros, com capacidade anual de produção de cerca de seis milhões de mudas nativas.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90