Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/11/2017 às 05h16min - Atualizada em 28/11/2017 às 05h16min

Equipe de Uberlândia compete na Fórmula SAE Brasil

VINÍCIUS ROMARIO | REPÓRTER

Alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participarão entre quinta-feira (3) e domingo (3) da 14ª Competição Fórmula SAE Brasil. O evento é promovido para os estudantes colocarem à prova projetos de carros de alto desempenho que foram projetados e construídos sob a orientação de professores dentro das instituições de ensino.

A equipe de Uberlândia, Racing Formula Team, que participa da competição pela primeira vez, será representada por 12 alunos. Ao todo, 65 projetos serão apresentados na competição, sendo três deles vindos do exterior: Argentina, Colômbia e Egito. O evento também será dividido em duas categorias, com 50 carros movidos a combustão e outros 15 elétricos. A equipe da UFU levará um projeto movido a combustão.

Os times que receberem as melhores avaliações poderão participar de uma competição internacional da categoria realizada nos Estados Unidos, em 2018.

Capitão do time da UFU, o aluno de engenharia mecânica Gabriel Rodrigues Silva afirma que o principal objetivo do projeto é promover a evolução e aprendizado de quem participa. “Claro que vencer ou conseguir bons resultados é importante, mas desenvolver pessoas e conhecimento conta mais”, disse. Ao todo, 45 alunos de 13 cursos da UFU constituem a Racing Formula Team.

Sobre o formato da competição, o estudante explica que haverá partes estáticas e dinâmicas. Na estática serão avaliados pontos como concepção técnica, viabilidade comercial, inspeções técnicas de segurança e design. Já nas dinâmicas os carros serão colocados à prova em circuitos, finalizando com uma corrida em um trajeto de 22 km.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90