Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/11/2017 às 18h24min - Atualizada em 27/11/2017 às 18h24min

Sinal de TV analógico vai ser desligado em 2018

Processo ocorre em Uberlândia no dia 5 de dezembro; TVs antigas precisam de conversor

DA REDAÇÃO COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Sinal digital possui melhor qualidade em imagem e som e será operado em 1,3 mil municípios até o fim do ano / Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

 

O sinal de TV analógico será desligado em Uberlândia no dia 5 de dezembro de 2018. Com isso, a programação aberta ficará disponível apenas em formato digital, que tem melhor qualidade de som e imagem. O processo de migração foi iniciado em fevereiro de 2016 e a previsão, segundo a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel), é de que 1,3 mil municípios estejam operando com o sinal digital até o fim deste ano. Até 2023 o sinal analógico será desligado em todo o Brasil.

Quem já tem um aparelho de televisão digital deve instalar a antena para receber o sinal digitalizado. Os que têm aparelhos mais antigos, como as TVs de tubo, devem instalar a antena e um aparelho conversor, que pode custar menos de R$ 100, segundo a Anatel. Quem usa antena parabólica, ou é assinante de TV a cabo, não terá de passar por nenhuma adaptação.

Com a transição para a TV digital, a faixa de radiofrequência ocupada pela TV analógica será liberada e usada por empresas de telecomunicações para a prestação de serviços móveis de quarta geração (4G).

 

KITS GRATUITOS

As famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), têm direito a receber gratuitamente kits para conversão do sinal de TV analógica para digital. O material é formado por antena digital, conversor e controle remoto.

Para receber o kit, é necessário que o beneficiário faça um agendamento no site www.sejadigital.com.br ou pelo número telefônico 147. O interessado deve informar o número de identificação social ou CPF para confirmar se tem direito ao material. Depois desta verificação, basta preencher um formulário com os dados de contato.

De acordo com a Seja Digital, assim que a data do desligamento for confirmada, os kits vão começar a ser distribuídos em Minas Gerais. A promessa do governo estadual é de que 422 mil famílias vão ser contempladas com os kits gratuitos. 

 

DIGITALIZAÇÃO

Para sintonizar a TV digital em qualquer tipo de aparelho, é preciso instalar um conversor e uma antena externa. As TVs de tela fina, mais modernas, já têm um conversor integrado. Nelas, basta conectar a antena externa na TV e sintonizar os canais digitais com uma busca automática.  Mas nem toda TV de tela fina é digital. Algumas fabricadas antes de 2012 também vão precisar do conversor, que é conectado à TV para sintonizar os canais.

As TVs de tubo, mais antigas, também vão precisar de um conversor. Será preciso ligar a antena externa ao conversor, plugar o conversor na TV, fazer a busca e assistir à programação da TV digital.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90