Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/11/2017 às 05h45min - Atualizada em 26/11/2017 às 05h45min

Sem pecado: maçãs rendem pratos saborosos e saudáveis

Rica em fibras, a fruta ajuda na digestão e na sensação de saciedade

LARA PIRES | FOLHAPRESS

Leve e suculenta, a maçã é uma fruta composta em 85% por água, em 10% por carboidrato e em 5% por proteína. Por ter baixo índice glicêmico, ela auxilia na diminuição do colesterol ruim e no controle do diabetes. Segundo a nutricionista Andréa Marim, o alimento também é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce.

A nutricionista Edvânia Soares, da Estima Nutrição, destaca alguns dos nutrientes da maçã: "Ela tem vitaminas do complexo B e fósforo. Possui, ainda, dois antioxidantes: o ácido málico, que regula a produção de energia e equilibra a digestão, e a quercetina, que melhora a circulação e tem efeito anti-inflamatório".

A nutróloga Paula Whyte conta que indica o consumo de uma unidade por dia, o que diz ser ideal para o aproveitamento de seus benefícios. "É uma fruta indicada para aliviar as dores de gastrite e para cicatrizar as úlceras gástricas, já que as fibras formam um gel que protege a mucosa do estômago", orienta.

Para quem está de dieta, a maçã é excelente opção de lanche, porque cada 100 g da fruta tem de 50 a 70 calorias. "As fibras presentes nela dão saciedade e ajudam a desintoxicar o aparelho digestivo, além de aliviarem a prisão de ventre", explica Paula. E ela reforça: "Esse alimento também auxilia na diminuição do colesterol ruim do organismo e no controle de diabetes, porque tem baixo índice glicêmico".

Quando aquecida, porém, a maçã perde alguns nutrientes. Por isso, os especialistas recomendam o consumo in natura. No entanto, quem já tem o hábito de comer essa fruta pode se permitir incrementar receitas de vez em quando. Confira duas opções.

 

RECEITAS

Bolo de maçã sem açúcar

- Ingredientes

2 maçãs sem casca, picadas

1 maçã com casca, em fatias finas

1 banana-nanica madura

2 ovos

1 xíc. (chá) de aveia em flocos finos

½ xíc. (chá) de farinha de trigo

2 col. (sopa) de canela em pó

1 col. (sopa) de fermento em pó

Fôrma quadrada (21 cm x 21 cm)

- Modo de preparo

Em um liquidificador, bata as maçãs sem casca, a banana e os ovos. Em um recipiente, despeje a massa e acrescente o restante dos ingredientes, deixando apenas a maçã com casca e uma colher(sopa) de canela em pó reservadas. Misture até ficar homogêneo. Unte a fôrma com óleo e polvilhe farinha de trigo. Feito isso, despeje a massa nela e decore-a com as fatias de maçã. Leve para assar em forno médio (180º C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Polvilhe a canela e sirva.

 

Compota de maçã

- Ingredientes

1 kg de maçãs descascadas e em cubinhos

Sumo de 1 limão

3 paus de canela

1 col. (sopa) de gengibre ralado

250 ml de água

3 xíc. de açúcar

- Modo de preparo

Dissolva o açúcar em meio copo de água. Em uma panela, coloque todos os ingredientes, exceto as maçãs, e vá cozinhando em fogo baixo. Bata as maçãs no liquidificador e em seguida misture à calda. Cozinhe até que comece a ficar consistente. Retire os paus de canela e coloque em um pote de vidro.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90