Pouco mais de sete meses depois do término do Campeonato Mineiro, o CT Ninho do Periquito voltará a ganhar vida com a chegada do elenco do Uberlândia Esporte Clube, que nesta segunda-feira (20) começa as atividades visando à disputa do Campeonato Mineiro e Série D do Campeonato Brasileiro.
Os primeiros dias serão destinados aos processos de exames clínicos e avaliações físicas, tudo supervisionado pelo preparador físico do clube, Sergio Tupã, e pelo técnico Paulo Cézar Catanoce.
Sergio Tupã fará a sua terceira temporada pelo Verdão. Ele chegou junto com o técnico Paulo Cézar Catanoce, em 2015, na conquista do título do Módulo II do Mineiro, e retornou neste ano, mais uma vez com Catanoce, para a disputa da elite do Mineiro. Segundo ele, os trabalhos serão meramente avaliativos ao longo da primeira semana, para que, na semana seguinte, o grupo já comece firme com os treinamentos físicos, técnicos e táticos.
“Começaremos com uma conversa geral, ministrada pelo Catanoce. Na terça e quarta-feira acontecerão as avaliações médicas, ergometria e ortopedia. Na quinta-feira, será feito, com o fisioterapeuta André Venturini, avalições de anemometria, potencial de chute, salto vertical e nível de força”, afirmou Tupã, esclarecendo que estes são os trabalhos iniciais. “O objetivo é começar em três semanas a verificação dos níveis de velocidade, aceleração rápida e potência curta, para que não levemos jogadores a lesões, por isso este processo precisa ser mais para frente.”
TREINADOR
O técnico Paulo Cézar Catanoce não vê a hora de começar a trabalhar com a equipe. O primeiro amistoso está marcado para o dia 23 de dezembro, contra o Brasiliense, no Distrito Federal. Já a estreia no Mineiro será no dia 17 de janeiro, contra a URT no Estádio Parque do Sabiá. Segundo Catanoce, as primeiras semanas são fundamentais no processo de preparação do elenco, que até o momento conta com 23 atletas contratados. Ainda há a possibilidade de novas contratações.
“Na segunda-feira vamos ter uma conversa com os jogadores, falando dos nossos objetivos em 2018, além de fazer uma recepção para deixa-los bastante tranquilos. Faremos também algumas recomendações profissionais, além de explicar a maneira que queremos trabalhar”, disse Catanoce, que falou ainda sobre o começo dos trabalhos com bola, que estão previstos para o final da próxima semana.
“Na sexta-feira (24), iniciaremos com trabalho físico, pela manhã, e treino técnico à tarde. A programação destes quinze primeiros dias de treinamento será fundamental para a preparação do time. Está tudo bem encaminhado, planejado. Agora é trabalhar muito e encaixar o time.”
CHEGADAS
Alguns jogadores chegaram a Uberlândia antes do dia da apresentação e já treinam no CT Ninho do Periquito. O goleiro Felipe, grande contratação para a temporada e que defendeu clubes como Flamengo e Corinthians, treina há uma semana no CT Ninho do Periquito. Ao lado dele estão os companheiros de posição Clebão e Roni Turola, remanescentes da última temporada.
Capitão em alguns jogos deste ano, o zagueiro Mauro Viana chega a Uberlândia amanhã (20), vindo do Mato Grosso. Junto com ele virá esposa e o filho.
OPINIÃO
O Diário do Comércio ouviu parte da crônica esportiva de Uberlândia, que acompanha o dia a dia do Verdão. O comentarista Camargo Neto está convicto sobre o sucesso do UEC no Mineiro de 2018. Segundo ele, o trabalho está sendo bem feito.
“O Uberlândia Esporte está trabalhando certo a formação do seu elenco, do qual sairá um time bom, competitivo e sério candidato a ser semifinalista do próximo campeonato mineiro do Módulo I”, afirmou.
Já o narrador e comandante da equipe esportiva da rádio Vitoriosa AM, Wander Tomaz, está preocupado com a finalização do elenco alviverde. Mesmo assim, ele entende que o clube tem boas condições para fazer uma grande campanha na competição.
“O sistema de disputa é desproporcional, viagens desgastantes, tabela terrível e rivais cada vez mais qualificados. Com tanta adversidade, o Verdão precisa finalizar a formação de elenco com contratações contundentes. Caso ocorra, mesmo com tantos concorrentes de peso, é possível fazer um bom papel e brigar por uma posição bastante honrosa no Mineiro 2018”, avaliou.
TORCEDORES
O dentista Lucas Lopes mora atualmente na cidade de Cristalina (GO), mas apaixonado como é pelo Verdão viaja para assistir todos os jogos do clube no Estádio Parque do Sabiá. Ansioso pelo começo do Mineiro, ele garante que está otimista e vislumbra o Verdão entre os quatro primeiros.
“A expectativa para o ano de 2018 é enorme e muito positiva. Há muitos anos o clube não contratava jogadores com um nível técnico elevado e experiente como neste ano. Acredito muito no sucesso do Verdão da Mogiana, tanto no Campeonato Mineiro, quanto na série D do Brasileiro.”
O advogado Renato Rodrigues é daqueles convictos de que 2018 será o ano do Verdão. Ele destaca a experiência do elenco alviverde. “Estou muito confiante em uma grande campanha do Verdão. Os jogadores contratados são muito experientes e acostumados com jogos difíceis e pressão. Acredito que estaremos na final do mineiro e subiremos para a série C este ano com o título da D”, vislumbra o torcedor.
O engenheiro de produção Gustavo Silva não fica atrás e prevê sucesso para o Verdão. “Estou acompanhando as contratações do Uberlândia Esporte e estou muito otimista para a disputa do Mineiro. Acredito que teremos um time leve e competitivo. Dessa forma, eu espero chegarmos à semifinal. As quartas de finais é obrigação, independentemente da dificuldade na tabela”, afirmou.
Elenco do UEC
Goleiros: Felipe, Roni Turola, Clebão e Vinícius
Laterais: Cesinha, Wanderson Lima e Rafael Estevam
Zagueiros: Mauro Viana, Bruno Costa, Ferron e Rogério
Volantes: João Paulo, Danilo Pereira, Leandro Santos e Silvano
Meias: Marco Goiano, Alê e Eliomar
Atacantes: Deivison, Thiago Silvy, Danillo Bala, Elias e Tony