16/11/2017 às 15h28min - Atualizada em 16/11/2017 às 15h28min

Cyrene Paparotti se apresenta em Uberlândia

DA REDAÇÃO
Cyrene Paparotti se apresenta nesta sexta na Casa da Cultura / Foto: Divulgação

 

A cantora lírica Cyrene Paparotti se apresenta nesta sexta-feira (17) em Uberlândia, às 20h, na Casa da Cultura, com o recital “A lírica na consciência negra”. O show faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado na segunda-feira (20). A cantora lírica será acompanhada pela pianista Grazielle Almeida. Esse mesmo recital, segue para apresentação na sede da Associação Paulista de Imprensa (API) no próximo dia 30. Imprensa) no dia 30 de novembro onde será apresentado como “Ecos da Lírica Negra”.

A apresentação, uma parceria feita com o projeto In Cantus, tem entrada franca e no programa estão canções eruditas afro-brasileiras e begro spirituals. Segundo Cyrene, o recital traz músicas de câmara, a forma mais refinada da arte vocal. “Nessa situação intimista o cantor transmite a mensagem singela dos textos, sob a roupagem da música dramática, porém sem o aparato operístico”, explicou em material de divulgação do show.

O repertório escolhido tem a temática da africanidade no canto erudito. Entretanto o objetivo não é de apologia às raízes africanas, mas um recorte na arte lírica que se inspira dessas raízes e sua problemática. Para Cyrene representa o sotaque afro-brasileiro e norte-americano que tempera a música erudita, deixando de ser europeia e elitista para abraçar a riqueza que a cultura negra agrega ao cancioneiro norte e sul americano.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »