Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/11/2017 às 05h19min - Atualizada em 16/11/2017 às 05h19min

CineOLHAR apresenta novas produções

DA REDAÇÃO
Oficinas do CineOLHAR aconteceram durante todo o ano de 2017 / Foto: Divulgação

 

A partir de hoje Uberlândia recebe uma mostra de sete curtas-metragens produzidos neste ano por 120 crianças e adolescentes de 8 a 14 anos que vivem na região leste da cidade, nos bairros Alvorada, Morumbi, Joana Darc, Dom Almir e Celebridade.

Os filmes foram desenvolvidos por meio do Projeto CineOLHAR, coordenado pela cineasta Aline Miguel, que busca dar oportunidade de acesso à arte e à cultura para essas crianças e adolescentes através da vivência com a linguagem técnica e artística do audiovisual.

Ao longo das oficinas semanais e gratuitas que acontecem no Clube Cesag, no bairro Alvorada, os participantes do Projeto têm acesso não só a teoria mas especialmente à prática do cinema. Eles fazem tudo desde o levantamento e discussão de ideias para criação de roteiros, divisão de funções, cenário, figurinos, gravações, edições e até a distribuição do filme.

Todos os eventos para apresentação da Mostra Itinerante de Vídeos CineOLHAR são abertos ao público e têm entrada franca.

Na terça-feira (14) a Mostra Teatral “Transforma – Oficinas de Artes Cênicas” também começou a apresentar o resultado dos trabalhos de 2017. As primeiras apresentações aconteceram na terça na E.E. João Rezende, no bairro Custódio Pereira e na ONG Casa, no Jardim Ipanema.

Segundo a coordenadora do Emcantar Social, Ana Lopez, os espetáculos que compõem a Mostra revelam o protagonismo dos participantes que experimentaram a criação em artes-cênicas por meio das linguagens do teatro, música, expressão corporal, além de jogos e brincadeiras da cultura popular.

Os participantes das oficinas se dividirão em dois espetáculos durante a mostra. O primeiro é “A Borralheira”, inspirado no texto dramático Maria Borralheira de Vladimir Capella, baseado na versão da “Cinderela Recolhida em Sergipe” por Sílvio Romero. O segundo espetáculo é resultado de um processo criativo baseado no mundo do circo na infância. As crianças aprenderam números circenses e o resultado foi um teatro em quadros ligados por canções.

Os dois projetos são desenvolvidos pelo Emcantar Social viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura, em parceria com o Instituto Algar.

 

APRESENTAÇÕES CINEOLHAR 2017

HOJE (16)

9h: E.E. Juscelino Kubitschek – Praça Durval Gomes Xavier, 275, Aclimação

14h30, 15h e 16h: E.E. Lurdes de Carvalho – R. Gentil Cardoso de Paula, 10, Alvorada

 

AMANHÃ (17)

19h30 - Oficina Cultural – Praça Clarimundo Carneiro, 204, Centro

28/11

15h30: ONG Ação Moradia - R. Canoas, 181, Morumbi

02/12

15h – Alvorada Cultural – R. Maria Augusta de Morais, 04, Alvorada

 

MOSTRA TEATRAL TRANSFORMA

23/11: ONG Ticôte – R. Ásia, 763, Tibery

02/12: Alvorada Cultural – R. Maria Augusta de Morais, 04, Alvorada


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90