Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/11/2017 às 05h06min - Atualizada em 09/11/2017 às 05h06min

Coral celebra 40 anos com ópera especial

Com Edmar Ferretti à frente o Coral da UFU faz duas apresentações com participações especiais

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Alguns dos integrantes do Coral da UFU durante um dos últimos ensaios para as apresentações de hoje e amanhã / Foto: Divulgação

 

Em 1977 o Coral da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) era fundado pelo professor e doutor Carlos Alberto Storti. Em 2017, em celebração às quatro décadas de existência, o elenco faz duas apresentações especiais. “Uma ópera aos 40!” será apresentada hoje e amanhã, sempre às 20h, no Teatro Municipal de Uberlândia, com entrada franca.

Storti, falecido em 2003, foi para Rochester, nos Estados Unidos, continuar sua formação e desde então um nome acompanha de perto essa trajetória do Coral da UFU. Edmar Ferretti, desde 1981, é a grande referência do grupo. A maestrina e soprano de renome internacional está à frendo do Coral que já apresentou e produziu 15 óperas. A primeira delas, que marcou a estreia do formato em Uberlândia, foi “Cavalleria Rusticana” (Mascagni). Entre os espetáculos mais marcantes está a estreia de “Pedro Malazarte”, de Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993), com a presença do compositor na plateia.

“Uma ópera aos 40!” vai mostrar ao espectador todo o vigor do Coral da UFU. Segundo a produção, foi preparado um verdadeiro tecido histórico-artístico-operístico das montagens do grupo acrescentadas de pitadas de seu repertório popular, missas e concertos. Para o concerto foram convidados artistas locais que fizeram parte do elenco de diversas montagens operísticas do Coral da UFU e de nomes conhecidos como o tenor Flávio Arciole, as sopranos Sandra Zumpano e Danielle Rocha, a mezzo-soprano Poliana Alves, a pianista, professora e produtora cultural Maria Célia Vieira e o cenógrafo Alexandre França. Também já confirmaram presença o diretor de cena Walter Neiva e os arremates musicais e preparação dos instrumentistas ficou sob a responsabilidade do regente Ângelo Dias, de Goiânia.

Segundo Jôfre Goulart, pianista e assistente do Coral da UFU, Edmar Ferretti trabalhou nesta montagem desde o início do ano, logo ele e os bolsistas Bruno Caldeira e Paloma Felício se envolveram no projeto que poderá ser contemplado hoje e amanhã. “Aos poucos ele foi se formando com início, meio e fim. Em meados de maio a Edmar finalizou essa estrutura. O próximo passo era procurar os artistas. O espetáculo é um painel que mostra trechos de várias óperas apresentadas pelo Coral mas não todas. Temos também trechos de missas e uma pequena mostra do nosso repertório popular brasileiro”, contou o pianista.

 

DIREÇÃO

O diretor de cena do espetáculo “Uma ópera aos 40!” é Walter Neiva Filho. Natural de São Paulo, iniciou seus trabalhos como assistente de direção em várias produções do Theatro Municipal de São Paulo nos anos 80. Em 1999, ganhou o Prêmio Coca-Cola no Teatro, com a concepção para teatro de bonecos de “A Flauta Mágica” (Mozart) para crianças. Coordenou a série de recitais mensais “Aprenda a Gostar de Ópera”; em Juiz de Fora de 2005 a 2008.

Entre outras atividades, no Teatro Metropolitano de Medellín, Colômbia, realizou as óperas “La Boheme”, de Puccini (2007), “La Traviata” (2008) e “Otello” (2009) ambas de Verdi, com grande sucesso de público e crítica.

Neiva apresenta o programa “Seguindo a Ópera” na rádio Cultura FM de São Paulo desde setembro de 2013 e dentre suas produções recentes destacam-se “Elisir D'Amore”, de Donizetti, no Theatro São Pedro em São Paulo (2012), “Il Guanany” em Belo Horizonte (2016) e “Carmen” no Gran Teatro Nacional de Lima (2016).

 

SERVIÇO

O QUE: Recital “Uma ópera aos 40!”

QUEM: Coral do UFU

QUANDO: hoje e amanhã, sempre às 20h

ONDE: Teatro Municipal de Uberlândia (Av. Rondon Pacheco, 7.070, Tibery)

ENTRADA FRANCA: os convites podem ser retirados antecipadamente na bilheteria do teatro

INFORMAÇÕES: 3235-1568


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90