Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/11/2017 às 05h30min - Atualizada em 05/11/2017 às 05h30min

28,5 mil estudantes prestam o Enem hoje em Uberlândia

Cidade é a 2ª em número de inscritos em Minas; veja dicas e serviço

VINÍCIUS LEMOS | REPÓRTER
A professora de Português Carolina Vilela dá últimas orientações aos alunos / Foto: Divulgação

 

Neste domingo (5), 28.580 pessoas começam as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mais de 20 locais de prova na cidade de Uberlândia. É o segundo maior local no Estado de Minas Gerais em número de alunos a prestarem o exame, atrás apenas de Belo Horizonte, que tem 120.721 inscrições confirmadas. A Prefeitura vai disponibilizar linhas de ônibus especiais para os estudantes nos dois domingos de provas. Uma das novidades para 2017 é a Redação nesse primeiro dia. Mas entre as dicas clássicas, professores e orientadores pedem para que os alunos relaxem, fiquem atentos a horários e documentação necessária.

A professora de Português Carolina Pereira Vilela explicou que é natural que alunos se sintam pressionados pelo número de inscritos, mas o candidato deve estar focado na preparação que fez. “Ele deve estar consciente de tudo que fez até aqui e que, independentemente da concorrência, ele teve um bom preparo. É confiar no trabalho que já foi feito”, afirmou.

No caso da escola onde Carolina ministra aulas, foram dadas orientações para os alunos sobre como eles poderiam se comportar nos últimos dias antes do exame, principalmente para que não houvesse desgaste emocional na proximidade com a prova. Entre as dicas estão a alimentação mais saudável e o descanso durante a semana e saber filtrar as opiniões de pessoas que não estão ligadas à preparação.

Em Minas Gerais são 725.679 inscritos, o que equivale a 10,7% do total do País, onde o número geral é de 6,7 milhões de candidatos. O perfil das pessoas que vão prestar o Enem no Estado mostra que 59% são mulheres e 41% são homens. A maior parte tem entre 16 e 20 anos e soma quase 384 mil pessoas. Em relação à situação de ensino, 64,6% já concluiu o ensino médio; 24,3% é concluinte este ano e 9,8% concluirá após 2017 e entram na prova como treineiros. Do total, 30,8% dos participantes são pagantes e 48,2% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição em função da Lei ou do Decreto. Além deles, 21,1% dos candidatos receberam a gratuidade automática por estarem concluindo o ensino médio na rede pública em 2017.

A aplicação das provas em Uberlândia acontece em universidades e escolas públicas e particulares (veja mais nesta página). Em todo o País, os portões serão abertos às 12h e fechado às 13h. As provas serão iniciadas às 13h30, depois de 30 minutos de procedimento de segurança. Neste domingo, o término das provas é às 19h, enquanto no dia 12, os cadernos deverão ser entregues às 18h. Toda a escala está de acordo com o horário oficial de Brasília.

 

 

ORIENTAÇÃO

Professora sugere começar pela Redação

O conselho da professora de Português Carolina Vilela é que os candidatos aproveitem a hora extra desse primeiro dia para atacar diretamente a Redação, que ela considera a mais importante. “A gente indica que seja usada uma hora para fazer a redação e ter tempo de ler com a atenção o texto motivador e fazer um rascunho. Começar pela redação porque candidato chega com a cabeça descansada e ainda não fez nenhuma prova, o que ajuda para que as ideias fluam”, afirmou.

Recentemente, a Justiça Federal determinou que não seja zerada a redação considerada desrespeitosa aos direitos humanos. A decisão é válida para o Enem 2017. No ano passado, a regra derrubada foi responsável por zerar 4,7 mil provas, o equivalente a 5,7% das redações zeradas, de acordo com números do Inep. Antes disso, o Enem lista 10 motivos para zerar as redações, entre eles estão fuga total do tema, folha de redação em branco e desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa.

Nesse primeiro domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, enquanto no domingo seguinte (12), serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza. São, ao todo, quatro provas com 45 questões de múltipla escolha cada uma, além da Redação.

 

 

NORMAS

Descumprimento de regras gera eliminação

A maioria dos candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sabe que não se pode fazer qualquer consulta ou receber e repassar informações sobre o conteúdo das provas durante o exame. O que parece óbvio, contudo nem sempre é levado em consideração, uma vez que outros fatores que podem provocar a exclusão do participante.

A eliminação pode ocorrer, por exemplo, se o candidato começar a prova antes das 13h30 ou sair da sala sem acompanhamento de um fiscal depois das 13h. Também não é permitido deixar o local da prova em definitivo antes de completar duas horas depois do início das provas.

De acordo com o edital, a eliminação do participante poderá ainda ocorrer durante a realização das provas, caso ele utilize lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações. Também não é permitido utilizar óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.

O uso de dispositivos eletrônicos, como máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens também estão proibidos e resultam na exclusão do participante.

A maioria das eliminações em 2016, cerca de 44,3% delas, ocorreu porque os candidatos não marcaram o tipo de prova recebida. Neste ano, será usada a prova personalizada, com os Cadernos de Questões identificados com nome e número de inscrição do participante.

Mais 19,77% das eliminações foram por porte de lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos e anotações. A ausência da sala de prova sem acompanhamento resultou em 9,1% das eliminações e 7,41% foram por portar equipamentos eletrônicos.

 

SEGURANÇA

Cerca de 23 mil agentes de segurança pública trabalham na segurança do Enem em todo o Brasil. Eles atuam nas escoltas das rotas de distribuição das provas e da Operação Reversa; na vigilância dos locais de armazenamento e no monitoramento dos processos no período da aplicação. A segurança do Enem conta com integrantes do Exército, da Marinha, da Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, do Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Serão usados 67 mil detectores de metal, número que garante vistoria dos participantes na entrada e na saída de todos os banheiros das 13.638 coordenações de local de aplicação. Também haverá uso de detectores de ponto eletrônico em todas as unidades da Federação. Os novos aparelhos serão distribuídos em locais estratégicos, selecionados pela Polícia Federal, a partir de um trabalho de inteligência.

 

OPINIÃO

Estudante diz que esta é melhor chance de ingresso

Aluno da Escola Estadual Professor Inácio Castilho, no bairro Santa Luzia, zona sul de Uberlândia, Gabriel Vargas Da Paz vê no Enem a melhor chance de conseguir o ingresso em uma faculdade de Educação Física.

Ele, que tem 18 anos e termina nesse ano o ensino médio, explicou que a possibilidade de usar sua nota na prova em várias universidades é uma opção mais simples que as provas de vestibular de cada uma das instituições que lhe interessa.

“O Enem de abre um leque de opções, dependendo da sua nota você tem muitas opções”, afirmou. Ele espera uma prova de Redação difícil por conta da variedade de temas que poderão ser propostos, mas acredita que o fato de estudar em uma escola pública não vai fazer diferença, como geralmente se imagina. “As chances depende do quanto você se preparou.”

 

 

SERVIÇO

Números do Enem

Uberlândia – 28.580 inscritos

Minas Gerais – 725.679 inscritos

Brasil - 6.731.203 inscritos

 

Locais de prova em Uberlândia e linhas de ônibus

*UNITRI: Avenida Nicomedes Alves dos Santos, 4545, Gávea. Linhas S907 Especial Terminal Central – UNITRI. Mais as linhas A142, A147, A148, A161, A162, A342 e I341

*UNIUBE: Avenida Rondon Pacheco, 2000, Lidice. Linha Especial S927 – Terminal Central – Uniube.

*ESAMC: Avenida Vasconcelos Costa, 270, Martins. Linhas que atendem o Terminal Central

*PUC: Rua Varginha, 149, Daniel Fonseca. Linhas A170, T140, T141, e T144

*UNIPAC: Praça Dr. Duarte, 99, Centro. Linhas A115, A118, A142, A147, A148, A161 e A162 (Sentido T. Central/Faculdade UNIPAC). No sentido UNIPAC/T.Central utilizar as linhas que atendem a Praça Clarimundo Carneiro

*PITÁGORAS: Avenida dos Vinhedos, 1200, Morada da Colina. Linha S917 Especial Terminal Central – Pitágoras. Mais as linhas A342 e I341

*UNOPAR: Rua Quintino Bocaiuva, 753, Centro. Linhas que atendem o Terminal Central

*E.E Antônio Luis Bastos: Rua Jatai, 518, Aparecida. Linhas A109, T122 e T151 – Corredor avenida Monsenhor Eduardo

*Faculdade Católica: Rua Padre Pio, 300, Osvaldo Resende. Linhas A110, A144, e A145 que atendem pela rua Padre Pio

*E. E Guiomar de Freitas Costa: Avenida Morum Bernardino, 560, Presidente Roosevelt. Linhas A106 e A107

*E. M Cecy Cardoso Porfírio: Avenida Jequetinhonha, 1415, Mansour. Linhas T105 e T121

*E. E Messias Pedreiro: Rua Eduardo de Oliveira, 980, Cazeca. Linhas T101, T103, T131 Parador e T132 – Todas que atendem ao Corredor Avenida João Naves de Ávila – Estação 2

*E. E. Leonidas de Castro Serra: Avenida José Fonseca e Silva, 990, Luizote de Freitas. Linhas T105, T120 e T121

*E. E. Professora Juvelina Ferreira dos Santos: Rua Antônio Rufino Borges, 325, Luizote de Freitas. Linha T120

*MUSEU: Praça Adolfo Fonseca, 141, Centro. Linhas A122, A126, A170,

T120, T121, T140 T141 (Sentido Centro/Bairro)

*E. E. Frei Egídio Parisi: Rua Doutor Laerte Vieira Gonçalves, 2926, Santa Mônica. Linhas T132, I231 e I232

*E. E. Teotônio Vilela: Rua da Secretária, 384, Planalto. Linha T141

*Professor Sérgio de Oliveira: Rua Maria Abrão Calil, 25, Pacaembu. Linha A123 que atende pela rua Simão Pedro e Linha A107 que atende pelas ruas Rubens de Freitas e 07 de Setembro

*E. E. Jardim das Palmeiras: Rua das Pombas, 931, Jardim das Palmeiras. Linha A120 que trafega pela avenida dos Pássaros e linha T102 que atende a avenida Olímpio de Freitas

*E. E. João Rezende: Rua Terezinha Segadães, 283, Custódio Pereira. Linhas A212, A229 e A236

*E. E. Antônio Thomaz Ferreira de Resende: Praça da Fraternidade, sem número, Jardim Brasília. Linhas A144 e A145 que trafegam pela avenida Constelação

 

Linhas extras de ônibus:

Além da operação de todas as linhas convencionais, serão incorporados três percursos especiais:

- Linha S907, que fará o trajeto Terminal Central – Unitri, das 10h50 até as 12h30 e das 16h até as 19h10

- Linha S917, que percorrerá o Terminal Central até a Faculdade Pitágoras, das 10h35 até as 12h35 e das 15h30 até as 20h

- Linha S927, que trafegará entre o Terminal Central e a Uniube, das 10h55 até as 12h40 e das 16h até as 19h15

 

Dicas para o 1º dia de provas:

- Os portões abrem às 12h, esteja lá nessa hora

- Certifique-se do seu local de prova

- Documentos de identificação válidos: Passaporte, RG, Reservista, CNH, Dispensa de Incorporação, Carteira de Trabalho, Identidade Funcional, Identificação de ordens ou conselhos de classe ou Identidade para estrangeiros expedida pelo Ministério da Justiça.

- Não se esqueça de levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente

- Proibido: Lápis ou lapiseira, chaves, livros, manuais, borracha, anotações, boné, chapéu, viseira, gorro, óculos de sol, fones, gravador, impressos

- Na prova de Língua Estrangeira não é permitido trocar a opção (Inglês e Espanhol) escolhida na inscrição


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90