Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/10/2017 às 18h36min - Atualizada em 31/10/2017 às 18h36min

Parque do bairro Luizote passa por revitalização

Obras incluem instalação de academia de ginástica e deck sobre a represa

DA REDAÇÃO
Parque receberá melhorias em seus 6,6 mil m² de área / Foto: Divulgação/Secom PMU

 

Começam nesta semana os trabalhos de revitalização do Parque da Represa, no bairro Luizote de Freitas, na zona oeste de Uberlândia. Localizado no entorno da lagoa (entre as ruas Doutor João Manuel Tannus com Genarino Cazabona e Osvaldo Samora), o local contará com novidades em seus 6,6 mil m² de área, como os mil metros de piso drenado (sistema que absorve á agua da chuva e impede a compactação do solo), por exemplo. A revitalização está avaliada em R$ 1 milhão.

As intervenções serão feitas pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico.

O local vai receber parque infantil, área de jogos e descanso, academia de ginástica, deck sobre a represa e outras melhorias. Desde a década de 1980, a área já era protegida, mas o parque foi criado em novembro de 1997.

Na semana passada, foi feita uma campanha educativa com a comunidade do bairro para esclarecer como será o processo de revitalização do parque. A obra será realizada pelo Dmae, por meio de licitação para escolha da empresa que vai executa-la, ainda em novembro.

Para a revitalização do espaço será necessário fazer algumas adequações nas calçadas e na barragem da represa. A intenção é melhorar as condições fitossanitárias e a acessibilidade no parque (tanto na área interna, quanto na área externa).

“Ressaltamos que o plantio de mudas de espécies arbóreas adequadas para o local está contemplado no projeto, incluindo espécies nativas. A implantação de equipamentos de lazer e outras melhorias também estão previstas”, explica Raquel Mendes Carvalho, arquiteta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, responsável pelo projeto.

Localizado em uma das nascentes do Córrego do Óleo, o parque contará ainda com dispositivos para lixo úmido e seco (reciclável). Uma forma de fazer com que a comunidade continue a ajudar a preservar a natureza. “É uma área de grande utilidade para os moradores daquela região. O que iremos fazer é promover mais momentos de entretenimento, esporte e integração da comunidade no parque”, afirmou Sérgio Vieira Attie, diretor Geral do Dmae.

 

Melhorias previstas

- Projeto paisagístico com plantio de novas mudas;
- Instalação de bebedouros;
- Instalação bancos;
- Instalação de 26 lixeiras, em 13 pares, uma para lixo seco e outra para lixo úmido;
- Mesa para jogos;
- Aparelhos de ginástica;
- Estações de alongamento;
- Playground com escorregador, escalada, gangorras e balanços;
- Calçadas e áreas em piso drenante (que absorve a água impedindo a compactação do solo);
- Substituição do alambrado por guarda-corpo;
- Instalação de deck sobre a barragem/lagoa da rua Doutor João Manuel Tannús


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90