Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/10/2017 às 05h01min - Atualizada em 25/10/2017 às 05h01min

'Moana' em versão brasileira chega ao Municipal

'Uma aventura no mar' soma personagens à montagem inspirada no desenho da Disney

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
“Uma aventura no mar: Moana” é uma produção da Cia. de Teatro Carlos Moreira de Goiânia (GO) / Foto: Fernando Diniz/Divulgação

 

O filme “Moana – Um mar de aventuras” (2016) consolidou-se como mais um grande sucesso entre as animações da Disney. A história da jovem que não gostava de ser chamada de princesa que ajuda a salvar todo o povoado em que mora na Polinésia agradou crianças e adultos. A Cia. de Teatro Carlos Moreira, de Goiânia, está em turnê com a montagem teatral “Uma aventura no mar: Moana”, que chega a hoje ao Teatro Municipal de Uberlândia.

Com três décadas em atividade, a companhia tem como objetivo levar mais o teatro para dentro das escolas goianas e trabalhar textos que sirvam como aprendizado multidisciplinar para as crianças. “Não escolhemos ‘Moana’ por estar no auge ou ser da Disney, mas porque tem temáticas importantes a serem levadas para as crianças, a começar pela protagonista de pele morena, que foge do estereótipo da princesa loire de olhos azuis e cabelos lisos”, comenta a produtora geral do espetáculo, Percia Ribeiro.

A companhia chegou em Uberlândia na segunda-feira porque além da apresentação de hoje promoveu um encontro de personagens com crianças internadas no Hospital do Câncer de Uberlândia impossibilitadas de deixar o hospital. Amanhã, às 8h, cerca de 30 pacientes em tratamento irão para o Teatro Municipal da cidade para assistir à peça em uma sessão exclusiva.

“Essa é uma ação muito especial para nós”, comenta Percia. Sobre as apresentações nas escolas ela afirma que é um modo de contribuir com a inserção das crianças no mundo do teatro, já que muitos pais não levam as crianças aos espetáculos. “O teatro é transformador, mas infelizmente não está presente na vida da maioria das pessoas. Incentivar desde cedo é nossa forma de contribuir com um futuro melhor”, explica a produtora.

Na montagem goiana o texto foi adaptado e assuntos como divindade e misticismo não serão discutidos. O semideus Maui, que ajuda Moana em sua jornada, é apresentado como o melhor amigo da jovem. “É uma história de superação na qual inserimos também o assunto biodiversidade, ao trazer Tarzan para a trama, por exemplo”, disse Percia. A trama conta ainda com a participação de Mogli, o menino lobo e Pocahontas.

 

SINOPSE

“Uma aventura no mar: Moana” transporta o espectador infanto-juvenil para a Polinésia antiga, terra de um povo explorador que a bordo de suas pirogues (canoas típicas, á vela), navegaram por todo o Oceano Pacífico, descobrindo várias ilhas dessa região da Oceania. Moana, filha do líder de uma das ilhas, é uma jovem cheia de empatia, coragem e determinação, que sonha em se aventurar nas águas do oceano Pacífico e retomar a origem aventureira do seu povo. Ao se lançar ao mar, enfrentando seus próprios medos, Moana parte em busca de Maui que é o único capaz de ajudá-la a restaurar a paz do arquipélago, reestabelecendo o equilíbrio da natureza. Em destaque a diversidade cultural ganha força durante a narrativa. A relação de Moana com o mar, a fauna e a flora, traz uma delicada reflexão ecológica. As canções são motivadoras e o cenário brilha em cores vivas de tal forma que quase se pode sentir o frescor do mar. A montagem afastará os dogmas da divindade e mitologia, concentrando nas mensagens de superação, amor, amizade, determinação, responsabilidade, respeito pelo mar e preservação do meio ambiente.

 

2018

Formada em Goiânia, a Cia de Teatro Carlos Moreira também está abalada com a tragédia acontecida na cidade na última sexta-feira, quando um garoto de 14 anos abriu fogo em uma sala de aula do 8º ano de um colégio da cidade matando dois adolescentes e deixando quatro feridos. O atirador teria sofrido bullying por parte dos colegas. “Ficamos muito tristes com tudo isso. Nosso próximo espetáculo, ‘A incrível loja de brinquedos’ que estreia em 2018 traz o bullying e inclusão entre suas temáticas”, disse a produtora Percia Ribeiro.

 

SERVIÇO

O QUE: Espetáculo "Uma aventura no mar: Moana"

QUEM: Cia de Teatro Carlos Moreira (GO)

QUANDO: hoje, às 19h30

LOCAL: Teatro Municipal de Uberlândia (Av. Rondon Pacheco, 7.070, Tibery)

INGRESSOS: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada) – à venda na loja Gato de Botas (Griff Shopping), loja Ballore (Fundinho), na bilheteria do teatro a partir das 12h e pelo www.megabilheteria.com. Crianças de até 3 anos não pagam

CLASSIFICAÇÃO: livre

DURAÇÃO: 60 minutos

INFORMAÇÕES: 3235-1568

 

FICHA TÉCNICA

“UMA AVENTURA NO MAR: MOANA”

Direção Geral: Carlos Moreira

Direção: Bruno Carvalho

Coreografias: Veigma Lacerda

Efeitos Visuais e Sonoplastia: Cleiton Miranda

Produção Geral: Percia Ribeiro

Elenco: Kamila Amorim, Lucas Sattur, Cleyton Reis, Isadora Lima, Richard Vieira, Larissa Diasant, Matheus Cutrim, Paula Thery e Priscila Moreira


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90