Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/10/2017 às 05h40min - Atualizada em 24/10/2017 às 05h40min

Começa a Semana de Ciência e Tecnologia

ÉDER SOARES | REPÓRTER

Começou ontem a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Em todo o País, até o dia 29, governos, escolas, universidades e organizações da sociedade civil vão promover eventos com a finalidade de chamar a atenção dos brasileiros para a importância da produção científica em várias áreas. 

Em Uberlândia, as atividades são conduzidas pelo Instituto Federal do Triângulo (IFTM), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Prefeitura. O evento, que é gratuito, conta com palestras, minicursos, oficinas, mostra de trabalhos, feira de novos produtos e maratona de programação.  

Neste ano, o evento traz o tema “A Matemática está em tudo”. A escolha baseia-se no fato de que dois dos maiores eventos dentro dessa temática acontecerão no Brasil nos próximos anos: a Olimpíada Internacional de Matemática, no final deste ano, e o Congresso Internacional de Matemáticos, previsto para o ano que vem. 

Segundo a coordenadora da SNTC no IFTM, Poliana Cristo, a programação é extensa e cada pessoa poderá fazer até 18 atividades. “Estamos esperando não só nossos alunos, mas de todas as escolas e outras instituições. É uma semana aberta para a comunidade externa como um todo e estamos contando com uma participação maciça, pois se trata de uma oportunidade ampla de conhecimentos.”

Como uma das novidades durante a SNTC, hoje acontece uma feira de oportunidades no IFTM, na qual algumas grandes empresas e instituições locais apresentarão oportunidades de trabalho e cursos. “Serão cadastrados currículos e será uma ótima chance para que os participantes conheçam as vagas oferecidas, sendo o mesmo caminho para as empresas que estarão presentes”, afirmou Poliana Cristo.  

Além das atividades no IFTM, uma das ações principais da SNCT na cidade é o Brincando e Aprendendo. Nos dias 26, 27 e 28, mais de 20 estandes com mostras relacionadas ao tema da semana serão montados no Uberlândia Shopping. Os espaços, que trarão exposições, oficinas e jogos que estimulam o aprendizado por meio de exemplos práticos do cotidiano, poderão ser visitados das 10h às 22h.

No dia 29, o Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), do Instituto de Física UFU, realizará o Astronomia no Parque. A atividade aberta ao público será realizada a partir das 18h, no Parque Municipal Gávea (avenida dos Vinhedos, 555, bairro Morada da Colina), e promoverá o conhecimento sobre astronomia junto aos visitantes.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90