Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/10/2017 às 17h38min - Atualizada em 17/10/2017 às 17h38min

Consumo de água volta a aumentar em Uberlândia

DA REDAÇÃO

Os primeiros dias de outubro foram marcados pelas temperaturas elevadas e também pelo alto consumo de água em Uberlândia. De acordo com levantamento do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o uso aumentou 53,9 milhões de litros se comparado com a semana anterior.

Entre os dias 30 de setembro e 7 de outubro, o consumo médio por dia da população foi de 158.169,46 litros. Na semana seguinte, de 8 a 15 deste mês, o índice subiu para 166.950,73 litros.

Diante dos registros elevados, especialistas do Dmae voltam a alertar a comunidade sobre a necessidade de se usar conscientemente a água para evitar escassez. “Podemos perceber que, logo após as primeiras chuvas, o consumo teve queda porque a temperatura ficou bem amena. Mas nos últimos dias, com a intensificação do calor, o gasto aumentou consideravelmente”, explicou Rejane Nunes Cerqueira, supervisora de Produção e Reservação de Água.

No começo de setembro, quando Uberlândia contabilizava 100 dias sem chuvas, o Dmae já havia alertado a população sobre o consumo excessivo de água. “Naquela oportunidade, as pessoas responderam ao nosso apelo e economizaram. Mas agora, voltamos a registrar um gasto muito acima do previsto. Sabemos que o calor excessivo pode ter feito a comunidade aumentar o consumo, mas é importante ficarmos atentos”, disse Sérgio Vieira Attie, diretor-geral do Dmae.

A chuva registrada no final de setembro favoreceu a recuperação da vazão do rio Uberabinha e ribeirão Bom Jardim, mantendo os canais estáveis em 2,9 metros. “Porém é necessário continuar economizando, pois ainda não se iniciou o período chuvoso. Para manter o abastecimento, o Dmae está com os sistemas hidráulicos desligados, pois para bombear 1 litro de água é necessário gastar 6 litros para movimentação da turbina. Durante o período de estiagem o Dmae utiliza apenas motores elétricos para garantir o abastecimento de água”, acrescentou Rejane Nunes.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90