Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/10/2017 às 14h56min - Atualizada em 17/10/2017 às 14h56min

Sábado terá mutirão para prevenir câncer

Atendimento irá acontecer das 8h às 12h em unidades de todas as regiões da cidade

WALACE TORRES | EDITOR
Ações de conscientização já estão sendo realizadas nas Unidades de Saúde do município / Foto: Secom/PMU/Divulgação

 

Unidades de saúde de todas as regiões de Uberlândia realizam no sábado (21) um mutirão de exames e ações voltadas à prevenção e diagnóstico dos cânceres de mama e de colo do útero. A força-tarefa estará concentrada das 8h às 12h para atender a demanda espontânea. Além da coleta de citologia para papanicolau, serão feitos agendamentos e repassadas orientações sobre o autoexame e a adoção de hábitos saudáveis que podem ajudar a evitar as enfermidades. A iniciativa faz parte da programação do Outubro Rosa, que tem como foco a prevenção e o diagnóstico do câncer entre as mulheres.

As ações programadas para o sábado já acontecem o ano todo na rede pública, mesmo assim a situação ainda é preocupante. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama representa 28,1% dos novos casos diagnosticados entre as mulheres a cada ano no país. Esse índice está acima da média mundial, que é de 25% dos novos casos. Já o câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Quando realizados periodicamente, os exames preventivos ajudam no diagnóstico precoce, no tratamento e até nas chances de cura, que podem aumentar em até 90%. “Muitos casos podem ser evitados com a prática de atividades físicas, uma alimentação saudável, manter o peso adequado, amamentação e evitar o consumo de bebida alcóolica”, diz Poliana Castro de Resende Bonati, coordenadora das UBSFs da região central-norte.

Segundo a coordenadora, o mutirão de exames estará disponível para as mulheres de todas as idades, no entanto ela ressalta que algumas faixas etárias requerem maior atenção das mulheres. A realização do exame papanicolau, que faz parte da prevenção do câncer de colo do útero, por exemplo, acontece dos 25 aos 64 anos, que é o período com maior diagnóstico da doença. “Mas a partir do momento que a mulher iniciou sua vida sexual, ela já pode fazer o exame preventivo”, diz Poliana.

Já na prevenção do câncer de mama é recomendado que se faça uma mamografia de rastreamento a cada dois anos, para as mulheres que estão na faixa dos 40 aos 69 anos de idade. “Se tiver casos na família, algum fator de risco ou perceber algum nódulo, ela deve fazer a mamografia antes dos 40”, completa.

Todas as unidades de saúde estão preparadas com materiais e pessoas capacitadas para atender o ano todo. A ideia do mutirão é reforçar as ações de prevenção e facilitar o acesso às mulheres que trabalham durante a semana.

 

CAMPANHA

Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde tem feito ações diversificadas nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e dos distritos com foco na promoção e conscientização da importância do autocuidado. A programação conta com palestras, busca ativa para realização de exames e agendamentos de mamografia, café da manhã, caminhadas e dinâmicas voltadas às usuárias da atenção primária.

 

Cronograma

21/10 – Mutirão coleta de citologia para papanicolau

- Setor Oeste

8h às 11h - Todas as unidades do setor Oeste

- Norte

8h às 12h - UBSFs Minas Gerais, Bom Jesus e Jd. Brasília II

- Sul

8 às 11h - UBSF Seringueiras I

- Leste

8h às 12h - UBSFs Ipanema I e II, Joana D’arc, Morumbi I, II e III


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90