Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/10/2017 às 15h17min - Atualizada em 10/10/2017 às 15h17min

Figo deixa receitas mais sofisticadas e saborosas

Rico em fibras, minerais e vitamina A alimento também ajuda a prevenir doenças

BIANCA BORGES | FOLHAPRESS
Figos assados são opção de sobremesa diferente para agradar o paladar dos mais exigentes; confira a receita abaixo / Foto: Divulgação

 

Nem todo o mundo sabe, mas o figo não é exatamente uma fruta. Trata-se de uma espécie de flor invertida, que floresce internamente. Na prática, não faz muita diferença ao nosso consumo, mas é curioso observar que ele é a união de diversos frutos aderidos uns aos outros e de onde saem várias flores.

Em sua composição, destaca-se a presença de fibras, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e vitamina A. Segundo a nutricionista Deborah Lestingi, graças a esses componentes o consumo de figo, associado a práticas saudáveis, pode ajudar na manutenção do organismo.

“Ele age na prevenção da catarata, por sua vitamina A, e auxilia no controle do colesterol, devido às fibras presentes em sua casca. Suas propriedades antioxidantes podem prevenir ainda doenças cardiovasculares e degenerativas”, acrescenta a profissional.

Outro componente importante é o potássio, que evita a ocorrência de cãibras no corpo e ainda ajuda no controle da pressão arterial.

Suas formas de consumo são variadas e, para cada uma delas, há um valor nutricional. Quando é processado, o figo pode ser comido na forma de compota ou geleia. Para ser ingerido seco, costuma ser cristalizado

Quanto mais fresco for, mais preservará seus nutrientes. A nutricionista Adriana Ávila, do Conselho Regional de Nutricionistas, observa que essa também é a forma de ingerir menos calorias do fruto. “São 74 calorias por cada 100 g de figo fresco (duas unidades médias). Os mesmos 100 g de figo seco têm255 calorias. Essa quantidade do tipo cristalizado tem 299 calorias”, compara.

A profissional observa que pessoas com problemas nos rins precisam ter cuidado com o consumo do figo, pois ele contém oxalato, componente principal dos cálculos renais.

 

Confira duas receitas saborosas com esse ingrediente:

 

FIGOS ASSADOS

INGREDIENTES

Massa

1 pacote de biscoito de maisena

1 pacote de biscoito recheado do tipo musse

de limão com chocolate, preferencialmente

8 figos firmes

4 col. (sopa) de doce de leite em pasta

50 g de castanhas-de-caju

* Papel-alumínio

 

MODO DE PREPARO

Figos

Corte oito quadrados de papel-alumínio. Acomode cada figo sobre um quadrado e, com ajuda de uma  colher pequena, cave um pequeno orifício no centro deles. Recheie como doce de leite, envolva-o com todo o papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido a 180º C, por cerca de dez minutos. Coloque os biscoitos de maisena e as castanhas de caju em um processador e bata-os, até obter uma farofa. Reserve.

 

Montagem

Retire os figos do forno, acomode cada um sobre um biscoito recheado, polvilhe a farofa de castanhas e sirva a seguir.

Dica: Para deixar a sobremesa mais saborosa, sirva os figos com sorvete de creme.

 

SALADA COM FIGO E BOLINHAS DE RICOTA

INGREDIENTES

Molho

4 col. (sopa) de vinagre balsâmico

4 col. (sopa) de azeite

1 ½ col. (sopa) de mel

1 col. (chá) de sal

2 col. (sopa) de água

 

Salada

½maço de alface roxa

½maço de rúcula

½maço de alface lisa

½maço de folhas de hortelã

4 figos frescos fatiados

2 xíc. (chá) de ricota

1 pote de iogurte do tipo grego tradicional (100 g)

 

 

MODO DE PREPARO

Molho

Em um recipiente, misture todos os ingredientes e reserve.

 

Montagem

Em uma saladeira, distribua as folhas e os figos. Reserve. Misture a ricota com o iogurte, formando uma massa úmida. Faça bolinhas com as mãos e acomode-as sobre a salada. Sirva acompanhada do molho por cima.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90