Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/10/2017 às 05h57min - Atualizada em 10/10/2017 às 05h57min

Prêmio está com inscrições abertas até nesta terça-feira

DA REDAÇÃO

Termina hoje o prazo para os interessados em se inscrever no Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura 2017. O edital destina o total de R$ 258 mil para os vencedores e tem como objetivo divulgar a literatura brasileira, reconhecendo grandes nomes nacionais e abrindo espaço para os jovens escritores mineiros. Contempla as categorias “Poesia”, “Ficção”, “Conjunto da obra” e “Jovem Escritor Mineiro”. 

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), entende que investir em literatura é fomentar o contato com as diversas formas de compreender o mundo. Além disso, mostra-se caminho para ampliar o espaço de leitura e reflexão como via para promover uma sociedade mais plural e com capacidade de pensamento crítico, assim como contribuir para a melhoria da qualidade de vida por meio da educação.

A inovação do edital 2017 está na ampliação do limite de idade para a inscrição na categoria “Jovem Escritor Mineiro”, que passou de 18 para 32 anos. O autor precisa ser nascido em Minas Gerais ou residente no estado há pelo menos cinco anos. Nas categorias “Poesia” e “Ficção (Romance)”, o Prêmio é aberto a escritores iniciantes e/ou profissionais, maiores de 18 anos, nascidos (ou naturalizados) e residentes em território nacional. Cada participante pode inscrever apenas uma obra inédita por categoria.

A categoria “Conjunto da Obra” não recebe inscrições. Uma comissão especialmente designada indica um autor cuja obra seja, em seu conjunto, de inegável qualidade e relevância para a literatura brasileira, e que tenha também contribuído de maneira decisiva para novos rumos da produção e/ou crítica literárias brasileiras.

O edital está no site e o endereço para envio das propostas é: Diretoria de Publicações e Suplemento Literário de Minas Gerais - Praça da Liberdade, 21, Funcionários, Belo Horizonte/MG - CEP 3014-010. Vale a data da postagem do material.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90