Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/10/2017 às 05h50min - Atualizada em 06/10/2017 às 05h50min

Ação promove exercícios como prevenção ao câncer

Atividades ocorrem amanhã no Parque do Sabiá com foco nas mulheres

VINÍCIUS ROMARIO | REPÓRTER
Atividades físicas também foram promovidas na Praça Tubal Vilela / Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU

 

Em todo o mundo, o mês de outubro foi escolhido para trabalhar a prevenção ao câncer de mama, em uma campanha conhecida como Outubro Rosa. Em Uberlândia, algumas ações sobre o tema serão realizadas, como o “Mova-se contra o Câncer 2017”, promovido pelo Grupo Luta Pela Vida, a ONG mantenedora do Hospital do Câncer na cidade.

O evento será realizado amanhã, a partir das 8h, no Parque do Sabiá (entrada pela Avenida Anselmo Alves dos Santos) com o objetivo de unir dois elementos importantes da prevenção do câncer: informação e prática de exercícios. Durante o evento, os participantes poderão escolher entre a tradicional caminhada, além de corrida, pilates, yoga, zumba e circuito.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele, respondendo aproximadamente por 28% dos casos novos a cada ano no País. O câncer de mama também acomete 1% dos homens.

No Brasil serão registrados 600 mil novos casos de câncer até o fim de 2017, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os tipos mais comuns nas mulheres serão os cânceres de mama (28,1%), intestino (8,6%), colo do útero (7,9%), pulmão (5,3%) e estômago (3,7%). 

Somente no Hospital do Câncer em Uberlândia, dos 2.269 pacientes que fizeram tratamento de quimioterapia, radioterapia ou hormonioterapia no mês de agosto, 988 trataram câncer de mama. De acordo com informações do Núcleo de Prevenção e Pesquisa de Câncer (Nuppec), esse número não contempla mulheres que estão em controle clínico ou em cuidados paliativos.

Segundo o oncologista Rogério Araújo, a incidência vem crescendo nos últimos 10 anos. “A doença está relacionada à má alimentação, obesidade e ao sedentarismo. Não adianta a pessoa não fumar e beber, se é sedentária.”

Ele ressalta também sobre a importância de se fazer o autoexame e a mamografia uma vez ao ano, em especial a partir dos 40. “Quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação. É importante também que uma vez ao mês, três ou quatro dias após a menstruação, a mulher faça o autoexame. Encontrado algo de diferente, procure o médico”, afirma.

Sobre o “Mova-se contra o Câncer 2017”, o oncologista explica que ações como essa podem mudar positivamente a rotina das pessoas. “O corpo de quem leva uma vida sedentária cobrará o preço no futuro. Se exercitar traz benefícios para todos e em diversos sentidos, principalmente em relação à saúde”, disse Araújo.

 

“Mova-se contra o Câncer 2017”

Data: Amanhã

Horário: A partir das 8h

Local: Parque do Sabiá (entrada pela Avenida Anselmo Alves dos Santos)

Evento gratuito 

Para incentivar a participação, os primeiros participantes que chegarem ao local receberão uma camiseta do evento. Após as práticas das modalidades esportivas, o público vai poder repor as energias com uma mesa de frutas.

 

TUBAL VILELA

Solenidade marca início de ação da Prefeitura

Profissionais da Secretaria de Saúde realizaram ontem, na Praça Tubal Vilela, no Centro, um circuito de atividades físicas e dança com foco na promoção do autocuidado como forma de prevenção ao câncer. A solenidade marcou a abertura do Outubro Rosa e da campanha “Todos juntos apoiamos essa causa”, promovida pela a Prefeitura de Uberlândia.

Além das atividades, profissionais do Município distribuíram material informativo sobre o diagnóstico precoce da doença. “Buscamos incentivar a população para fazer os exames preventivos todos os anos, como mamografia e Papanicolau, no caso das mulheres, e o exame de toque para os homens”, explicou a coordenadora da Atenção Primária, Ana Rita de Faria.

Neste ano, a Prefeitura unificou as campanhas de prevenção ao câncer. Ao longo dos meses de outubro (ações voltadas ao público feminino) e novembro (ações voltadas ao público masculino) serão reforçadas as orientações e cuidados aos usuários da rede.

Ainda segundo a coordenadora da Atenção Primária, as ações de reforço da prevenção e conscientização acontecerão durante os meses da campanha em todas as unidades de saúde do município. 

“As orientações são feitas o ano todo, mas nestes dois meses aderimos à causa e fazemos este reforço. As equipes abraçam o evento e desenvolvem várias ações sobre o tema com os usuários”, finalizou Faria. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90