04/10/2017 às 05h25min - Atualizada em 04/10/2017 às 05h25min

'Heroínas' mostra a importância da luta e tratamento contra o câncer

Nove mulheres que lutam contra o câncer de mama foram as modelos do ensaio realizado pelo fotógrafo Mauro Marques

LAURA FERNANDES | APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
Ivania Camargos transformou-se na Mulher Gato em ensaio fotográfico “Heroínas” / Foto: Mauro Marques

 

A exposição fotográfica “Heroínas” representa a vitória de nove mulheres na batalha contra o câncer de mama. Na mostra do fotógrafo Mauro Marques as guerreiras ganham trajes especiais de heroínas que caracterizam suas trajetórias na luta contra a doença. O intuito é conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama e incentivar a perseverança no tratamento. As fotos serão exibidas durante este mês em diferentes locais da cidade. Até o dia 12 estará aberta no Uberlândia Shopping, em seguida, no Pratic Shopping de 16 ao dia 20 e, na Prefeitura Municipal de Uberlândia de 23 a 27.

A convite da Associação do Câncer (Acraac) Marques reuniu parceiros para realizar a mostra. Esta é a terceira edição da exposição realizada por ele e a instituição em homenagem ao Outubro Rosa. O fotógrafo conta que em cada produção traz um tema diferente. 

“São mulheres que estão passando por um momento complicado e estão conseguindo superar”, explica Marques sobre a escolha do tema “Heroínas”, que pela primeira vez conta com mulheres ainda em tratamento. Em outras edições o ensaio foi realizado com mulheres já curadas.

Ivania Camargos é uma das heroínas apresentadas por Mauro. Ela teve câncer no ovário e na mama. Chegou a pesar 26 Kg enquanto estava doente. Mesmo com as dificuldades nunca desistiu de lutar, hoje está saudável, terminando o tratamento e reconhece a vitória de todas as mulheres que passaram por isso. “Me sinto uma heroína, igual a muitas amigas minhas que venceram. Acho que vem de dentro da gente essa esperança que não pode acabar”, diz ela.

Ivania conta que a princípio ficou tímida no ensaio, mas o desejo de ajudar o próximo falou mais alto. “Se a pessoa tiver dúvidas com a doença vai ver que eu e minhas amigas estamos vencendo e não vão desanimar”, assegura.

A assistente social da Acraac, Alessandra Andrade explica que além da parte de conscientização o trabalho desenvolve um ponto importante com as mulheres envolvidas. “Percebemos uma melhora na autoestima por suas falas ao contar suas histórias. O que elas viveram e como estão hoje”, conta ela.

Além de Ivania participaram do ensaio Glauciene Nascimento, Josefa Oliveira, Neli Rodrigues, Jane Borges, Maria Firmino, Honória Araújo, Rúbia Franco e Maria Magalhães.

Para participar da mostra é necessário vínculo com a Acraac e compatibilidade da história com o tema abordado. Alessandra explica que a definição dos relatos foi difícil, porque todas têm histórias motivadoras. “É importante passar para o outro histórias que falem além do câncer, mas também a adesão de outras patologias e a importância de não desistir”, finaliza.

 

SERVIÇO

O QUÊ: Exposição fotográfica “Heroínas”, por Mauro Marques

QUEM: Fotos de Mauro Marques com nove mulheres atendidas pela Acraac 

QUANDO: até o dia 12/10 no Uberlândia Shopping, das 10h às 22h; de 16 a dia 20/10 no Pratic Shopping e de 23 a 27/10 na Prefeitura de Uberlândia

ENTRADA FRANCA


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »