Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/09/2017 às 05h00min - Atualizada em 30/09/2017 às 05h00min

Começa reconstrução da paróquia São Pedro

Tradicional igreja com fachada de pedra foi demolida neste mês

VINÍCIUS ROMARIO | REPÓRTER

Igreja com fachada de pedra foi reconstruída em 1979; novo projeto irá triplicar espaço / Fotos: Divulgação

 

A completar 50 anos em 2020, a igreja São Pedro, no bairro Saraiva, na zona sul de Uberlândia, conhecida pela fachada de pedra, foi demolida neste mês. A intenção do padre Júlio César Urzedo Gonçalves, responsável pela paróquia, é que ela seja reinaugurada no ano em que irá comemorar meio século de existência. O custo da obra será de R$ 1,5 milhão.

A igreja foi construída em 1960 e em 1979 também foi demolida e reconstruída. Há cerca de cinco anos o local já não era mais utilizado para missas devido à estrutura acanhada. 

“As missas, desde então, são celebradas no salão que temos ao lado, com capacidade para cerca de 200 pessoas”, disse o padre Júlio. A capacidade, inclusive, será triplicada no novo projeto, que também contemplará uma fachada de pedras. “A nova igreja terá capacidade para cerca de 700 fiéis. Além disso, teremos salas para catequese e outras ações da igreja”, afirmou o padre.

No total, serão cerca de 1 mil m² de área construída em um espaço de  1,5 mil m². “Quando a praça foi doada, foi para que fossem construídas igreja e escola, mas, na época, a população era outra, bem menor, por isso, acredito que não necessitaram de uma igreja maior”, disse o padre Júlio. 

Sobre a fachada de pedra, marco da igreja, o padre afirma que foram estudadas possibilidades de mantê-la, mas que a comunidade concordou com a mudança. “Diferentemente do que dizem, a igreja ou fachada não eram patrimônios tombados. Neste novo projeto, inclusive, teremos espaços revestidos com pedra até dentro da igreja”, ressalta o padre.

Sobre o custeio das obras, o padre Júlio afirma que já tem o necessário para erguer e cobrir a igreja. “Contamos sempre com a ajuda da nossa comunidade. É um projeto lindo que manterá as características que fizeram com que esta igreja se tornasse tão especial”, afirmou o padre.

No dia 20 de novembro a paróquia de São Pedro realiza uma costelada no Camaru. Os ingressos já estão a venda por R$ 20.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90