24/09/2017 às 05h38min - Atualizada em 24/09/2017 às 05h38min

Primavera embeleza as paisagens brasileiras

DA REDAÇÃO
Curitiba tem 26 parques e bosques esperando a visita dos turistas / Foto: Divulgação/Mtur

 

A primavera chegou e os turistas brasileiros vão ter destinos de sobra para aproveitar a época mais colorida do ano. No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a estação começou na sexta-feira (22) e algumas cidades estarão celebrando o momento com muitas flores espalhadas em pontos turísticos ou realizando festejos em alusão à época.

A estação é festejada no mundo inteiro por ser considerada a temporada da alegria. Flores como rosas, ipês, girassóis, margaridinhas, orquídeas, hortênsias, gérberas, hibiscos, violetas e as damas-da-noite ganham destaque nessa época. Confira os destinos para viajar na estação das flores:

 

- Holambra (SP): o “jardim do Brasil” não pode ficar de fora do roteiro de quem ama flores. A cidade é a maior produtora do país e maior exportadora do produto para a América Latina. A cultura de Holambra é tão enraizada nas flores que o município recebeu cerca de 300 mil visitantes na 36ª Expoflora, exposição de flores e plantas que terminou ontem. Há roteiros durante toda a estação.

- Curitiba (PR): outra cidade conhecida pelas suas belezas coloridas é Curitiba, que tem 26 parques e bosques esperando a visita dos turistas apreciadores de natureza. O Jardim Botânico vai recepcioná-los com um tapete de flores e com o Jardim da Sensações, onde é possível pode tocar nas plantas e sentir seus perfumes. Já as praças Tiradentes e do Japão oferecem uma vegetação verdinha e um clima fresco.

- João Pessoa (PB): tem primavera marcante no nordeste do país por causa dos ipês amarelos, róseos e roxos que florescem na cidade, deixando-a mais colorida. O Parque da Lagoa Solon de Lucena, cartão postal de João Pessoa, também não fica fora quando o quesito é beleza natural. Por lá, há 215 Palmeiras e 738 árvores nativas e exóticas como Pau-Brasil, Sibipiruna, Gameleiras, Oitizeiros, Pitombeiras, Castanholas e Cássea Ferruginha.

- Brumadinho (MG): para quem quer curtir uma primavera aventureira, o local recomendado é Brumadinho, em Minas Gerais. O Parque da Serra do Rola-Moça, o terceiro maior parque de preservação ambiental em área urbana do Brasil, é um local de esportes radicais e de ver as belezas da transição entre Cerrado e Mata Atlântica. No lugar, o turista encontra espécies como orquídeas, bromélias, candeias, jacarandá e as canelas-de-ema, que se tornaram símbolo do parque.

- Batatais (SP): a cidade, que já possui paisagens naturais o ano todo, fica ainda mais verde durante a primavera. Os eucaliptos e as árvores nativas do bosque, aliados à beleza das esculturas feitas com plantas na praça central vão encantar o turista apaixonado por natureza. Há ainda a opção de se aventurar pelas cachoeiras ou apreciar a vista do lago Ophélia Borges Silva Alves, cercado de plantas e com um espaço para a prática de ciclismo e caminhada.

- Pirenópolis (GO): para quem quer curtir a primavera com muita música, um destino é a cidade histórica Goiás. O festival Canto da Primavera 2017 começa dia 27 de setembro e termina em 8 de outubro. Serão 30 apresentações musicais de artistas locais e nacionais, além de oficinas. O evento é gratuito para todas as idades.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »