Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/09/2017 às 16h55min - Atualizada em 18/09/2017 às 16h55min

Tremores de terra atingem cidades do Paraná

Pesquisadores confirmam abalo sísmico de magnitude 3,5

AGÊNCIA BRASIL | CURITIBA

Tremores de terra foram registrados na madrugada de hoje (18) em várias cidades da região serrana do Paraná, entre elas Rio Branco do Sul, a cerca de 30 quilômetros de Curitiba. De acordo com o Corpo de Bombeiros do município, o tremor ocorreu por volta da 1h15 e durou poucos segundos. A corporação informou ainda que o tremor foi sentido também em Tamandaré, Itaperuçu e Campo Magro.

Segundo o Corpo de Bombeiros, após os tremores vários moradores dessas cidades paranaenses postaram no Twitter e no Whatsapp mensagens com relatos sobre o acontecimento e imagens com pequenos danos em suas residências, como vidros quebrados e rachaduras. A corporação, no entanto, até as 6h, não havia recebido chamados de socorro.

 

ESCALA RICHTER

Os tremores foram provocados por evento sísmico ocorrido à 0h16 na região de Itaperuçu, a 32 km da capital paranaense, com uma magnitude de 3,5 graus na escala Richter.

Mais cedo, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) anunciou se tratar de tremores que tinham origem em dois eventos sísmicos de magnitudes 4,5 e 5,1 graus. Esta informação, no entanto, foi retificada pela própria instituição ao longo da manhã.

"A USP utiliza uma reportagem de eventos por detecção automática, que depois são revistos ao longo do dia. Às vezes, alguns eventos são detectados falsamente. Então, eu acredito, e os equipamentos nos dizem, que foi apenas um evento", explicou o sismólogo Juraci de Carvalho, da Universidade de Brasília (UnB), em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Segundo o Centro de Sismologia da USP, o fenômeno foi causado pela acomodação das placas rochosas, o que ocorre muito abaixo da superfície. O movimento das rochas liberam energia que faz vibrar a terra. Esse tremor pode ser sentido em várias regiões próximas ao hipocentro (local no interior da terra onde inicia o evento sísmico).

Pouco depois do fenômeno, vários moradores da região de Itaperuçu relataram nas redes sociais o susto que tiveram com o tremor de terra na madrugada, inclusive com pequenos danos a residências, como vidros quebrados e rachaduras. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná informou que não há desalojados ou desabrigados, nem registro de socorro a possíveis vítimas do abalo sísmico.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90