Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/09/2017 às 14h00min - Atualizada em 15/09/2017 às 14h00min

Produção de pescado vira tema de seminário na UFU

Evento acontece nesta segunda no bloco 5R do Campus Santa Mônica

DA REDAÇÃO
Seminário será focado em debater os trâmites legais de produção e o escoamento da pesca / Foto: Divulgação/Codevasf

 

Uberlândia sedia na próxima segunda-feira (18) a segunda edição do Seminário Regional de Aquicultura e Pesca do Triângulo Mineiro, que integra a programação da XIV Semana do Peixe, campanha nacional de incentivo ao consumo de pescado no Brasil e divulgação dos benefícios deste alimento. O evento acontece a partir das 8h30, no auditório do Bloco 5R do campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia.

A campanha incentiva ações promocionais no varejo, na rede de food service (restaurantes, bares e feiras livres), além de eventos com a cadeia produtiva, oficinas educacionais para crianças, divulgação de material promocional e educativo (receitas, melhores formas de preparo, como selecionar o peixe) junto ao consumidor final, promoções em insumos, serviços e equipamentos, dentre outras ações.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Professor Neivaldo, o seminário será um momento para debater sobre os trâmites legais de produção e escoamento e esclarecer dúvidas. “A região do Triângulo Mineiro tem municípios com forte produção do pescado e em muitas visitas ouvimos dúvidas dos agricultores familiares quanto aos processos de produção e venda do peixe”, disse.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e a Emater-MG são parceiras na realização do seminário, que acontece em outras regiões do Estado. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Segundo a diretora de Pesca da Seda, Izabella Resende, o Triângulo Mineiro possui um potencial hídrico significativo, com temperaturas adequadas e mercado promissor para a criação de peixes. “A região possui hidrelétricas, inclusive localizadas no entorno de Uberlândia, sendo a piscicultura considerada uma alternativa de geração de renda às populações ribeirinhas. A considerável extensão dos lagos e o grande número de rios nesta região são também uma oportunidade para a pesca esportiva e o fortalecimento dos circuitos turísticos que movimentam outros setores econômicos”, disse Resende. “O encontro é uma oportunidade de pensar o crescimento regional integrado ao desenvolvimento agrário, essas e outras temáticas estão incluídas na programação do seminário”, completou.

 

SERVIÇO

II Seminário Regional de Aquicultura e Pesca do Triângulo Mineiro

Data: Segunda-feira (18/09)

Horário: 8h30

Local: UFU, Campus Santa Mônica, Auditório do Bloco 5R

Mais informações: (31) 3915-8579


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90