Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/09/2017 às 16h38min - Atualizada em 12/09/2017 às 16h38min

Um doutor que não esquece suas raízes se lança agora na literatura

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Welington Muniz Ribeiro é médico sanitarista e lança no sábado o seu primeiro livro / Foto: Divulgação

 

Welington Muniz Ribeiro é médico. Mas não se preocupe em chama-lo de “doutor” o tempo todo, é um homem simples, que não esquece as raízes humildes. Mais do que cuidar da saúde das pessoas ele aprendeu a fazer uma leitura toda particular delas. Os “causos” vividos e ouvidos ele lança, no sábado, em seu primeiro livro, “Embrulhado entre vírgulas e outros contos” (Ed. Subsolo) no Noite Literária que dessa vez, será realizada no bairro Nova Uberlândia.

Ribeiro nasceu em Ituiutaba em janeiro de 1950. Iniciou os estudos na roça. O pai tinha uma fazenda em Quirinópolis (GO), onde vai até hoje. “Um dos meus irmãos toma conta da fazenda agora e gosto de ir lá e conversar com as pessoas. Tem um casal, um senhor de 96 anos e uma senhora de 84 anos que me conhecem desde menino e sempre que posso vou lá, ouvir novas histórias, ou mesmo as antigas”, conta o escritor.

Médico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1976, Ribeiro trabalhou diretamente junto aos que chama de “militantes da saúde”, que trabalharam no que hoje é o Sistema Único de Saúde (SUS). Está em Uberlândia onde presta consultoria na organização do setor na região. “Esse livro começou a surgir quando parei de atender no consultório. No meio de uma mudança me deparei com folhas amareladas com redações e textos que escrevi na adolescência”, recorda o médico sanitarista que se diz apaixonado pela saúde pública e pela literatura.

Nos seus contos, não falta a simplicidade do povo, o sotaque, as crenças. Quando atendia nas periferias sempre tinha um olhar também para a cultura do lugar. E se tem um “culpado” pela entrada de Ribeiro na literatura ele se chama Carlos Alberto Jorge, ou professor Carlinhos. “Fiquei muitos anos sem vê-lo e ele sempre pedia meus textos para revisar. Nos reencontramos nas aulas de hidroginástica e começou um ir e vir dos textos e foi ele quem disse: ‘isso tem que virar um livro’”. Foi um incentivo e tanto para mim”, disse Ribeiro que acredita ser o fragmento de pessoas com as quais convive.

O autor participará de um bate papo com convidados no sábado e a noite ainda terá, leituras e performances, música com Alex Pérola Negra, exposição de livros, cerveja artesanal Comuna e comidas e bebidas.

 

SERVIÇO

O QUE: Noite Literária – Lançamento do livro “Embrulhado entre vírgulas e outros contos”

QUEM: Welington Muniz

QUANDO: sábado (16), às 19h

ONDE: Armazém Cultural Alternativo – Arca (rua Doutor João Patrus de Souza nº 1.671, bairro Nova Uberlândia)

ENTRADA FRANCA


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90