Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/07/2017 às 05h41min - Atualizada em 27/07/2017 às 05h41min

CCZ recolhe 120 mil pneus em borracharias

Número é referente aos trabalhos de janeiro a junho; medida faz parte das ações de combate ao Aedes Aegypti

DA REDAÇÃO
Ecoponto de Pneus, no Distrito Industrial, tinha cerca de 43 mil pneus / Foto: Divulgação

 

Entre os meses de janeiro e junho deste ano, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) recolheu 120 mil pneus nas mais de 600 borracharias cadastradas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uberlândia. Os profissionais da prefeitura também deram a destinação adequada a outros 43 mil que estavam no Ecoponto de Pneus, que fica no Distrito Industrial.

Segundo o coordenador do Programa de Controle da Dengue, José Humberto Arruda, a ação é importante porque o pneu é um criadouro em potencial para o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e de doenças como chikungunya, zika vírus e febre amarela. “É um trabalho fundamental, porque esse é um recipiente que em qualquer posição acumula água, e a parede é perfeita para a adesão dos ovos”, afirmou.

Arruda explica que o trabalho de recolhimento dos pneus em Uberlândia é feito desde 2005. As equipes do CCZ visitam as borracharias para recolher os pneus que não têm mais utilidade. “Cadastramos as borracharias e os caminhões do CCZ passam recolhendo esse lixo pneumático. Do Ecoponto é feita a destinação correta e de acordo com as leis ambientais ao que foi coletado pelas equipes”, disse.

Ainda de acordo com o coordenador, é preciso o apoio da comunidade na manutenção dos quintais limpos e no hábito de eliminar objetos que acumulem água parada. “Desde janeiro, percebemos uma grande quantidade de pneus nos quintais. Como ele é um gerador de mosquitos, alertamos para que levem estes objetos às borracharias ou entrem em contato com o CCZ pelo 3213-1470”, afirmou.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90