19/07/2017 às 14h23min - Atualizada em 19/07/2017 às 14h23min

Prefeitura lança campanha educativa

Ações foram elaboradas para conscientizar usuários e servidores do transporte coletivo sobre segurança

DA REDAÇÃO
Ações do Terminal do Bem entraram em vigor ontem nos terminais de ônibus da cidade / Foto: PMU/Divulgação

 

A Prefeitura de Uberlândia e a Companhia de Administração de Terminais Urbanos e Centros Comerciais (Comtec) lançaram ontem a campanha ‘Terminal do Bem’, elaborada para conscientizar os usuários e servidores do transporte público sobre questões relativas à segurança.

Realizada pela Comtec com apoio do Executivo, a campanha consiste na exposição de uma série de materiais gráficos contendo regras viárias e dicas de seguranças. Tratam-se de painéis, faixas e totens que serão afixados nos cinco terminais existentes no município e também nos veículos que operam no sistema.

Adesivos, bottons, folders e brindes também serão distribuídos à população. Todo o material educativo tem caráter lúdico e é de fácil entendimento, com mensagens passadas por personagens de desenho animado que integram a ‘Turma do Busão’. A ação já entrou em vigor nas plataformas ontem.

Seis objetivos principais foram estabelecidos para a ação com os materiais. São elas: a conscientização sobre a necessidade de mudança de atitudes inseguras e vulneráveis na utilização do espaço comum; a exposição de uma nova abordagem para regras e comportamentos conscientes e responsáveis; a mitigação de riscos conhecidos nos embarques e desembarques; a promoção da integração entre todos os envolvidos; a sensibilização de todos sobre o sentimento de pertencimento no uso do espaço comum; e a reflexão sobre a responsabilidade de todos na interferência sobre a rotina e na forma de utilização dos espaços.

 

PLANEJAMENTO

Para o secretário de trânsito e transportes de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira, o lançamento da campanha é a concretização de mais uma etapa de ações que foram delineadas pela Settran, em junho deste ano, para melhorar a segurança do usuário dentro do sistema de transporte público.

“O esforço tem sido permanente em busca do desenvolvimento do transporte coletivo. Nós fizemos uma comissão para planejar ações e atitudes em busca da proteção do usuário, que vão desde o reforço da infraestrutura quanto à conscientização das pessoas”, disse.

Outra frente dentro desse trabalho da Settran é a realização de treinamentos específicos aos motoristas, cobradores e fiscais de transportes. Capacitações em que serão reforçadas as condutas que devem ser adotadas pelos profissionais na operação do transporte público, tanto dentro dos terminais quanto nas ruas.

Entre as diretrizes, estão questões como a colocação do veículo em trânsito somente quando as portas estiverem fechadas, a liberação do desembarque antes do embarque aos usuários nas paradas e o respeito à velocidade máxima permitida dentro dos terminais, por exemplo.

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