Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/07/2017 às 05h24min - Atualizada em 19/07/2017 às 05h24min

Temperatura chega a 10ºC no dia mais frio do ano

Massa de ar frio é responsável pela baixa temperatura em Uberlândia

VINÍCIUS ROMARIO | REPÓRTER
Ontem foi o dia mais frio do ano em Uberlândia; pela manhã névoa encobriu parte da cidade / Foto: Walace Torres

 

Uberlândia registrou, no início da manhã de ontem, a temperatura mais fria do ano: 10,1ºC. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros chegaram à casa dos 10ºC por volta das 7h, o que persistiu até às 9h. De acordo com o climatologista da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Paulo Cesar Mendes, uma grande massa de ar frio, vinda da Patagônica, na Argentina, é a responsável pelo tempo frio que deve durar até o fim de semana.

“O país é atingido por diversas massas de ar frio durante o ano, e essa foi a maior de 2017 até agora. No sul do Brasil diversas cidades estão com temperaturas negativas e houve também registro de neve”, afirmou Mendes. No dia 4 deste mês havia sido registrada a menor temperatura até então, 10,5ºC. “Tradicionalmente, as menores temperaturas de Uberlândia são registradas no mês de julho”, disse Mendes. Inclusive, em 2016, o dia 18 de julho também registrou a temperatura mais baixa daquele ano, 9,1ºC.

Ainda de acordo com Mendes, até o fim de semana os termômetros oscilarão entre máximas de 27ºC durante as tardes e mínimas de 15ºC durante as noites. “Porém, durante as madrugadas e inícios de manhãs é bem provável que a temperatura se mantenha na casa dos 11ºC”, ressaltou o climatologista.

Sobre chuvas, Mendes destaca que a massa de ar que atinge a nossa região é seca e, por isso, não deve haver precipitação. “No verão, quando essas massas nos atingem, provocam chuva, mas não no inverno”, disse. Apesar disso, a umidade relativa do ar chegou a 94% nos momentos de menor temperatura, ontem, segundo o Inmet. Durante as tardes e noites a umidade também se mantém alta, acima dos 65%.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90