Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/07/2017 às 05h01min - Atualizada em 04/07/2017 às 05h01min

Prefeitos do Triângulo são empossados na FMP

Paulo Piau, de Uberaba, é vice-presidente, e Marcos Coelho, de Araguari, coordenador regional

DA REDAÇÃO
Prefeitos da nova diretoria foram empossados em solenidade em Contagem / Foto: ASCOM/Araguari

 

Dois prefeitos do Triângulo Mineiro terão participação na nova diretoria da Frente Mineira de Prefeitos (FMP) para o período 2017/2019. O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, foi empossado no cargo de vice-presidente da entidade, enquanto o prefeito de Araguari, Marcos Coelho, será o coordenador da FMP para as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A posse da nova diretoria aconteceu na semana passada em Contagem, município do atual presidente da entidade, Alex de Freitas.

Integrada à Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a Frente Mineira de Prefeitos tem perfil diferente e complementar ao da Associação Mineira de Municípios (AMM). A FMP foi criada em 2003 com o objetivo de zelar pelos interesses dos municípios com mais de 35 mil habitantes, que hoje são 86 no Estado. Ao longo dos anos, a FMP criou inúmeras ações de interesse dos maiores municípios de Minas, propondo soluções concretas. Uma iniciativa proposta que entidade que virou programa de governo foi o “Máquinas para o Desenvolvimento”, com distribuição de mais de 1.200 máquinas e outros equipamentos usados em obras nos municípios.

Paulo Piau já foi deputado estadual e deputado federal e está no segundo mandato consecutivo à frente da Prefeitura de Uberaba, sendo, também, atual vice-presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale). Marcos Coelho assumiu a Prefeitura de Araguari pela segunda vez este ano – o primeiro mandato foi no período 2009-2012.

A indicação de dois prefeitos do Triângulo na nova diretoria da Frente fortalece os pleitos da região junto ao Governo do Estado. “Precisamos lutar pelo municipalismo e pleitear o recolhimento do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (USSQN) na fonte. Essa medida vai contribuir muito para melhorar a arrecadação das cidades”, disse Paulo Piau, durante a posse.

O prefeito de Araguari também demonstrou entusiasmo com o novo desafio. “Além de incentivar a autonomia dos municípios em muitos aspectos já previstos pela Constituição, a Frente de Prefeitos incentiva a troca de experiências entre os gestores, melhorando a organização das nossas demandas junto aos governos do Estado e da Federação. Mesmo porque, muitas vezes, os municípios têm pautas semelhantes e podem alcançar, com mais eficiência, soluções conjuntas e de forma integrada. Por isso, Araguari e o Triângulo Mineiro, como também o Alto Paranaíba, só têm a ganhar com essa capacidade de articulação política voltada para o desenvolvimento da nossa região”, afirmou.

 

Diretoria da Frente Mineira de Prefeitos

Biênio 2017/2019

Presidente
prefeito de Contagem – Alex de Freitas (PSDB)

Vice-Presidente
prefeito de Uberaba – Paulo Piau (PMDB)

Secretária
prefeita de Vespasiano – Ilce Rocha (PSDB)

Segundo Secretário
prefeito de Ipatinga – Sebastião Quintão (PMDB)

Tesoureiro
prefeito de Teófilo Otoni – Daniel Sucupira (PT)

Segundo Tesoureiro
prefeito de Juiz de Fora – Bruno Siqueira (PMDB)

Diretor de Relações Institucionais
prefeito de Betim – Vittório Medioli (PHS)

Diretor Executivo
prefeito de Montes Claros – Humberto Souto (PPS)

Coordenadoria Regional do Triângulo e Alto Paranaíba
prefeito de Araguari – Marcos Coelho (PMDB)


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90