Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/06/2017 às 05h59min - Atualizada em 23/06/2017 às 05h59min

Uberlândia ganha festival ao ar livre no Dia da Música

Música, artesanato e food trucks dão o tom de evento nacional que terá sua primeira edição na cidade

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Piêit e Os Demasiados, de Patos de Minas, trazem novo show para o Palco Uberlândia no evento em que dividem espaço com mais cinco artistas / Foto: Reprodução/Facebook

 

Um dia para celebrar a música, uma das mais democráticas formas de arte. Esta é a proposta do Palco Uberlândia, que acontece amanhã com shows, comboio foodtruck e feira mix de arte e artesanato. O projeto acontece em dezenas de cidades brasileiras neste 23 de junho, marca o Dia da Música e pela primeira vez acontece na cidade. O evento, sem fins lucrativos, será  na praça José Mota, mais conhecida como praça do Centro de Tecelagem, no bairro Copacabana, a partir das 17h.

Gabriel Caixeta é produtor cultural em Uberlândia e tomou conhecimento do Dia da Música durante a Semana Internacional da Música (SIM), em São Paulo, no ano passado. “Participei de uma mesa com a produtora do projeto, Kátia Abreu. Desde então surgiu o interesse de colocar Uberlândia na rota do Dia da Música, o projeto contempla propostas de programação musical que estejam de acordo com conceito do festival e dá uma ajuda financeira para que no dia 24 de junho seja realizado o Dia da Música simultaneamente em todo o país”, explica.

A proposta dele foi contemplada. Inicialmente foram selecionadas quatro bandas para se apresentar pelo portal do Dia da Música, uma delas saiu do projeto e Gabriel descobriu que outro produtor da cidade tinha mandado uma proposta não contemplada. Seria o Palco Nosso Trampo, produzido pelo músico Raphael Andrade Pinto, ou Raphael TX, que visava promover a música independente.

“Surgiu a oportunidade de colaborar com o Palco Uberlândia do Gabriel Caixeta, então, juntamos seis bandas para a programação e fizemos os contatos com artesãos e o a galera do food truck que vai comparecer na praça. É uma característica de evento bem bacana, que leva cultura e arte para um espaço aberto, sem cobrança de ingresso e onde as bandas da região podem mostrar seus trabalhos”, disse Raphael TX.

Entre as atrações está a banda de Raphael Piêit, de Patos de Minas (MG), que vem com a turnê “Piêit e os Demasiados”, um show novo, com produção de Lucas de Paula, conhecido por seus trabalhos com outra banda patense, O Berço, o projeto mostra uma faceta mais “brazuca” de Piêit. “Fizemos duas turnês, dos EPs ‘Demasiados’ e ‘Azul’. Nesta trazemos uma nova roupagem para as músicas de maior sucesso dos dois discos e músicas inéditas. É um show diferente. Eu tinha ma pegada meio pop britânico e transformamos isso em um som mais brazuca, com mais instrumentos acústicos como violão, bateria, baixo e piano”, conta o vocalista Raphael Piêit.

Para o show em Uberlândia, cidade pela qual eles têm muito carinho, a banda contará ainda com um duo de metais - saxofone e trombone. Ao todo são oito pessoas no palco. Uma das participações especiais é do guitarrista Felipe Roque, de Uberlândia, que tocou nos dois EPs do Piêit. “Será uma oportunidade muito bacana de mostrar nosso som pra Uberlândia e dividir o palco com bandas muito boas nesse período em que ainda estou decidindo como vai ser o nosso álbum”, diz o músico.

 

ATRAÇÕES

Além de Piêit, outras cinco bandas estão escaladas para o Dia da Música - Palco Uberlândia. A abertura fica por conta da banda Sick, que faz uma sonzeira instrumental competente para saudar quem chegar mais cedo. Tem ainda Dom Capaz, de Uberlândia, que lançou um novo CD recentemente, a mineira Lava Divers, com trabalho novo também saindo do forno, o Light Strucks, também mineira, e de Goiânia Bruna Mendez.

 

FRANÇA

O Dia da Música é um festival em rede que envolve dezenas de palcos de todo o Brasil. Inspirado pela Fête de la Musique, que acontece na França há mais de três décadas e hoje está presente em mais de 700 cidades em todo o mundo, o evento oferece apoio financeiro a palcos que queiram hospedar shows no Dia da Música.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90