Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/06/2017 às 05h57min - Atualizada em 16/06/2017 às 05h57min

Congresso da UNE acontece até domingo em Belo Horizonte

DA REDAÇÃO
Evento se divide entre o campus da UFMG e o estádio Mineirinho / Foto: Divulgação/UNE

 

Cerca de 10 mil pessoas dos 26 estados e do Distrito Federal devem participar até domingo (18), em Belo Horizonte, do 55º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). O evento, que ocorre a cada dois anos, é o fórum onde se aprova as diretrizes políticas da entidade estudantil e se elege uma nova diretoria.

Aproximadamente 8 mil participantes são delegados com direito a voto por terem sido escolhidos em suas respectivas instituições de ensino.

Caravanas trazendo estudantes do ensino superior de todo o Brasil desembarcaram na última quarta (14) na capital mineira. A programação ocorre na região da Pampulha e se divide entre o campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o estádio Mineirinho. Hoje acontecem diversas mesas de debate. Algumas terão presenças de políticos convidados, como Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT) e Manuela d'Ávila (PCdoB).

Lideranças de movimentos sociais também foram convidadas para discutir temas como política nacional, educação, democratização da mídia, feminismo e reformas da Previdência e trabalhista.

A presidente da UNE, Carina Vitral, disse que um dos pontos a serem debatidos é a necessidade de realização de eleições diretas no país. "A crise que o país vive impõe aos estudantes a necessidade de lutar por eleições diretas. Essa deve ser a principal bandeira que sairá do congresso."

No sábado (17) e no domingo (18), os estudantes vão se dedicar a votar as diretrizes políticas para a gestão da entidade e a eleger a nova diretoria. De acordo com a Carina Vitral, o nome de todos os candidatos serão conhecidos ao longo do congresso. Ela não disputará a reeleição.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90