Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/06/2017 às 05h48min - Atualizada em 14/06/2017 às 05h48min

Dia Mundial do Doador é lembrado hoje

Hemocentro de Uberlândia receberá doadores com café da manhã especial e decoração junina

DA REDAÇÃO
De cada pessoa é possível retirar até 450 ml de sangue / Foto: Divulgação/Hemominas

 

Hoje é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para lembrar o cidadão da importância de salvar vidas.

Para marcar o dia, o Hemocentro de Uberlândia fará uma homenagem especial aos doadores. A unidade promove hoje o “Arraiá do Doador”, com café da manhã especial e decoração típica. Além disso, serão distribuídas lembranças alusivas à data.

O Hemocentro Regional de Uberlândia, localizado no bairro Umuarama, na zona leste, abastece 18 cidades da região e possui mais de 190 mil doadores cadastrados.

Além do Dia Mundial do Doador de Sangue, está acontecendo a campanha Junho Vermelho, que chama a atenção da população para a importância da doação de sangue, principalmente nesse período do ano, em que os estoques ficam mais baixos.

Essa redução nos estoques acontece em razão da queda na temperatura, quando as pessoas costumam ficar mais reclusas, porém, mais propensas a resfriados e gripes. Outro fator que diminui o número de doadores é a vacinação. Nessa época, muitas pessoas se imunizam contra a gripe, e neste ano, especialmente, a vacina da febre amarela foi bastante procurada em razão do surgimento de casos da doença em muitos municípios brasileiros. Quando são vacinadas, as pessoas precisam obedecer a um prazo variável para restabelecer a condição de doador. A vacina da febre amarela, por exemplo, exige 30 dias.

 

PRÉ-REQUISITOS

Para ser doador de sangue o interessado deve ter entre 16 e 69 anos, peso acima dos 50 kg, estar em condições plenas de saúde, estar alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação. De cada pessoa é possível retirar até 450 ml de sangue, volume que não faz falta ao doador e contribui para atender até quatro pacientes.

O Hemocentro de Uberlândia fica na avenida Levindo de Souza, 1845, bairro Umuarama. O horário de atendimento, agendamento e todas as condições, critérios e restrições para doação podem ser acessados no site da instituição.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90