06/06/2017 às 05h31min - Atualizada em 06/06/2017 às 05h31min

CBF sorteia confrontos das quartas de final

DA REDAÇÃO

 

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou, ontem, os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil e definiu que esta fase não terá nenhum clássico estadual. E os confrontos serão Atlético Mineiro x Botafogo, Flamengo x Santos, Atlético Paranaense x Grêmio e Palmeiras x Cruzeiro.

O Atlético Mineiro vai encarar um conhecido algoz na Copa do Brasil, pois o Botafogo o eliminou nas edições de 2007, 2008 e 2013 do torneio, sendo que os dois primeiros confrontos ocorreram exatamente nas quartas de final. Em compensação, em 1971, a equipe mineira assegurou o seu único título do Campeonato Brasileiro exatamente em partida contra os cariocas.

O duelo entre Flamengo e Santos também tem história rica, tanto que em 1983 os times se enfrentaram na decisão do Brasileirão, quando 155.253 pessoas foram ao Maracanã - um recorde de público na história do torneio - e acompanharam a conquista dos cariocas Recentemente, em 2011, os times fizeram um duelo histórico no estádio da Vila Belmiro, em Santos, também pelo Brasileirão, vencido pelo Flamengo por 5 a 4, marcado por golaços e grandes atuações de Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

O confronto contra o Atlético Paranaense traz boas lembranças ao Grêmio. Afinal, no ano passado, quando conquistou o seu quinto título da Copa do Brasil, superou exatamente o time de Curitiba nas oitavas de final em confronto definido apenas na disputa de pênaltis.

Além disso, Cruzeiro e Palmeiras vão fazer um duelo que definiu as edições de 1996, vencida pelos mineiros, e de 1998, ganha pelos paulistas, da Copa do Brasil. Em 2015, quando o Palmeiras também foi campeão do torneio mata-mata, passou pelo time de Belo Horizonte nas oitavas de final. Em 1998, em outra final, o Palmeiras se deu melhor e levou a taça da Copa Mercosul.

O chaveamento do sorteio das quartas de final da Copa do Brasil também determinou o caminho que os clubes vão seguir até a decisão. Uma semifinal envolverá os vencedores dos duelos Atlético Mineiro x Botafogo e Flamengo x Santos. A outra será entre os times que passarem em Atlético Paranaense x Grêmio e Palmeiras x Cruzeiro.

Santos, Botafogo, Flamengo, Atlético Paranaense, Grêmio, Palmeiras e Atlético Mineiro estrearam na Copa do Brasil apenas nas oitavas de final, por estarem participando da Copa Libertadores, e conseguiram avançar às quartas de final. Assim, o único "intruso" nesta etapa do torneio é o Cruzeiro, que iniciou a sua participação na Copa do Brasil logo na primeira fase e passou nas oitavas de final pela Chapecoense, outro representante do País no torneio continental.

A CBF reservou os meios de semana de 28 de junho e 5 de julho para os jogos de ida das quartas de final e os meios de semana de 26 de julho e 9 de agosto para os duelos de volta. Atlético Mineiro, Palmeiras, Flamengo e Grêmio vão abrir as suas séries em casa.

A entidade ainda não divulgou a tabela das quartas de final da Copa do Brasil e deverá só fazê-lo após o sorteio para definição dos confrontos das oitavas de final da Libertadores e da segunda fase da Copa Sul-Americana, agendados para o próximo dia 14.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »