Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/05/2017 às 05h07min - Atualizada em 26/05/2017 às 05h07min

Uberlândia sedia etapa nacional do Circuito Caixa

Competição acontece sábado com participação de 1,7 mil corredores

EDER SOARES | REPÓRTER
O queniano Elijah Kipkemei Kemboi é um dos atletas de elite presentes na prova / Foto: Circuito Caixa/Divulgação

Uberlândia será a capital das corridas de rua na noite de amanhã. Com a participação de 1,7 mil corredores, acontece na cidade a segunda etapa nacional do Circuito de Corridas Caixa. Os atletas percorrerão as distâncias de 5km e 10km em trajeto que se estende pelo Parque do Sabiá e também nas imediações do complexo esportivo. A largada para a elite feminina acontece às 19h, enquanto a elite masculina e demais categorias às 19h25.

Estarão por aqui alguns dos melhores atletas de corrida do Brasil e do mundo, como o mineiro Gilmar Silvestre Lopes, vencedor da primeira etapa em Belo Horizonte, o pernambucano Wellington Bezerra da Silva, campeão do circuito em 2015, e Gilberto Lopes, atleta do Cruzeiro, que é tetra campeão da Copa Brasil de Cross Country, realizada no Parque Ecológico do Tietê.  É claro que não poderiam faltar os sempre favoritos atletas africanos, como o queniano Elijah Kipkemei Kemboi e o tanzaniano Mogit Sulle.

Os vencedores da elite masculina e feminina recebem premiação em dinheiro entre R$ 1 mil e R$ 4 mil. “Esperamos uma prova muito gostosa de fazer, já que Uberlândia conta com um clima bastante propício para as corridas. No meu caso, venho preparado para tentar fazer uma boa prova e, quem sabe, vencer esta etapa”, disse Wellington Bezerra.

Um dos coordenadores do Circuito Caixa, Ricardo Rodrigues confirma que Uberlândia é uma das cidades polo atualmente no Brasil no que diz respeito a corridas de rua. “Espero uma corrida extremamente competitiva, pois estarão aqui grandes nomes das corridas. Uberlândia e Ribeirão Preto são as duas únicas cidades do circuito que não são capitais. Elas fazem parte justamente por terem um publico corredor interessado. Sem dúvidas teremos um grande evento por aqui”, afirmou.

Depois de Uberlândia, o Circuito de Corridas Caixa passará ainda por Goiânia, Salvador, Campo Grande, Fortaleza, Recife, Ribeirão Preto, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba e Brasília.

O CIRCUITO

O Circuito de Corridas Caixa foi criado em 2004, com o objetivo de apoiar os atletas brasileiros de elite e incentivar o esporte entre os amadores que buscam na corrida mais qualidade de vida. Com chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o patrocínio da Caixa Econômica Federal, todas as etapas do Circuito Caixa valem pontos para o Ranking Nacional de Corredores de Rua Caixa/CBAt. Os dez melhores nas categorias masculino e feminino passam a fazer parte do Programa Nacional Caixa de Apoio a Corredores de Elite.

A competição, que já reuniu mais de 135 mil competidores em quatro das cinco regiões brasileiras, é fundamental para os atletas da elite em disputa pelos primeiros lugares do ranking brasileiro de corredores de rua, da CBAt. Todas as 12 etapas do circuito somam pontos para esse ranking.

 

AÇÃO SOCIAL

Medalhista olímpico visita escola

Nesta sexta-feira, estudantes da Escola Municipal Professora Olga Del Fávero, no bairro Laranjeiras, região sul da cidade, receberão um visitante cujo ponto forte é a agilidade. Recordista em várias provas de atletismo e medalhista olímpico nos 4x100 metros rasos nas Olimpíadas de Sidney (2000) e Pequim (2008), Vicente Lenílson estará em Uberlândia para o Circuito de Corridas Caixa e encontrou tempo para bater um papo sobre esporte, saúde e qualidade de vida com as crianças. A visita integra o “Ação Herói Olímpico”, projeto da Caixa que aproxima atletas da comunidade.

Vicente também participará de uma gincana com mais de 150 crianças de 10 a 12 anos que estudam na escola. Trata-se de um circuito com jogos de videogame que tem como objetivo desenvolver o conceito de trabalho em equipe e comunicação. Na palestra, o atleta irá contar como é participar de uma Olimpíada e a experiência de viver pelo esporte.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90