Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/05/2017 às 06h43min - Atualizada em 24/05/2017 às 06h43min

Corredor uberlandense sonha ser melhor do mundo

EDER SOARES | REPÓRTER
Bruno volta a correr pelo Cruzeiro, equipe que já defendeu por 5 anos / Foto: Eder Soares

Fã de corridas de rua desde os 12 anos de idade, quando começou a treinar nas escolinhas de atletismo da Futel, o uberlandense Bruno Souza Ferreira sabe que ainda tem muita pista pela frente se quiser conquistar seus mais ousados objetivos. Especialista nos 5 e 10 km, Bruno já correu pelo Cruzeiro por cinco anos e passou um breve período no Uberlândia Esporte Clube. Agora aos 22 anos, o atleta volta a defender a camisa do Cruzeiro, equipe que apoia bastante os corredores.

Após pausa de alguns meses, o talento local quer aproveitar o segundo semestre desse ano para entrar em forma novamente e começar 2018 em busca de seus primeiros grandes resultados da carreira. No próximo sábado (27), Bruno participa dos 5 km do Circuito Caixa de Corridas, prova noturna de uma das etapas nacionais que acontece em Uberlândia, nas imediações do Parque do Sabiá. A meta é se preparar para as disputas da Volta da Pampulha, em Belo Horizonte, e a tradicional Corrida São Silvestre, em São Paulo – ambas disputadas em dezembro.

Bruno sabe que ainda é um “menino” em termos de corredor de provas de rua, já que os maiores nomes do Brasil e do mundo têm idades bem mais avançadas, muitos acima dos 30 anos. “O corredor de rua precisa adquirir muita experiência e eu estou querendo trilhar este caminho, com muita paciência e sem queimar etapas. Quero aproveitar este segundo semestre para me preparar bem. Correr uma prova em casa será uma alegria muito grande e espero fazer um bom papel, mesmo ainda não estando em minha forma ideal”, disse.

A expectativa é começar a ter grandes resultados em quatro anos e Bruno insiste em falar sobre rodagem e obtenção de experiência. “Existem atletas em corrida de rua com até 40 anos e que correm em altíssimo nível. A experiência é fundamental neste tipo de prova e sei que ainda preciso aprender e evoluir muito”, disse ele, que quer estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020.

Mesmo sem ter conquistado títulos até o momento, Bruno acredita que tudo vem a seu tempo e entende que o suor destes nove anos de exaustivo treinamento e corridas de rua ainda será recompensado. “No Cruzeiro, por exemplo, eu geralmente era usado como ‘coelho’ das provas, aquele atleta que dita o ritmo da corrida, mas que, quase sempre, nem sequer termina a corrida. Isso faz parte do crescimento de um atleta. Eles passam a investir mesmo em um corredor a partir dos 25 anos, que é o período em que o atleta começa a ter mais experiência”, afirmou.

TREINADOR

Bruno Souza vem seguindo o cronograma de treinamentos do atual técnico da Seleção Brasileira Olímpica, Carlos Alberto Cavaleiro, que já treinou atletas de peso como Ronaldo da Costa e Robson Caetano. “Ele me passa a planilha de treinos e eu faço tudo à risca. A disciplina nos treinamentos é fundamental par a conquista dos objetivos, por isso eu não hesito em fazer tudo direito. O sacrifício faz parte da vida de qualquer atleta, desde que ele tenha realmente objetivos para a sua carreira”.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90