Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/04/2017 às 09h27min - Atualizada em 28/04/2017 às 09h27min

Noite para celebrar o Dia Internacional da Dança

Escolas de Uberlândia se reúnem em evento com entrada franca na noite de sábado

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA DIVULGAÇÃO Igor Renato é de Uberlândia e hoje integra o balé da Ópera de Leipzig na Alemanha

“Uberlândia é um celeiro da dança. Temos profissionais que saíram daqui e dançam em companhias de vários países”. A afirmação é de Jhonatan Rios, bailarino e idealizador do evento que marca o Dia Internacional da Dança que conta com escolas e grupos de Uberlândia e Araguari que se apresentam amanhã, a partir das 18h, no Teatro Municipal de Uberlândia.

São ao todo 22 companhias que celebram as conquistas dessa arte ao longo dos anos e chama a atenção para uma luta em comum. “Mais do que comemorar a data, instituída em 1982, a esperamos que o artista de Uberlândia se veja no outro, entenda que apesar de lutarmos lutas diferentes todos os dias temos uma luta em comum que é pela difusão da dança”, explica Rios.

O evento, que tem parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, contará com coreografias de balé clássico, sapateado, danças de rua, contemporânea e de salão, entre outras modalidades. Além das companhias, o espetáculo contará com a presença dos bailarinos Igor Renato, uberlandense formado pela Escola de Teatro Bolshoi no Brasil e Heloisa Magalhães, formada pela Especial Academia de Ballet de São Paulo (SP).

Heloísa começou os estudos aos quatro anos de idade, passou pelas escolas Aria (Recife-PE), Centro de Danças Ana Unger (Belém-PA) e Especial Academia de Ballet (São Paulo-SP), onde se formou. Participou e foi premiada em festivais nacionais e internacionais como o YAGP, a seletiva do Prix de Lausanne em Córdoba e Festival de Dança de Joinville. Dançou profissionalmente com a Cia Jovem de São José dos Campos, São Paulo Companhia de Dança e Cia Brasileira de Danças Clássicas.

O uberlandense Igor Renato Silva, hoje com 26 anos, começou seus estudos na dança aos oito anos, no Núcleo de Estudo da Dança na Oficina Cultural. Foi selecionado para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville (SC), onde se formou em 2009. Foi premiado nos mais diversos festivais nacionais e foi eleito revelação no Festival Bravos (São Paulo, SP) e Festival de Dança de Joinville (SC). Foi selecionado para o International Ballet Competition em Boston (EUA) e em Pequim (China). Atualmente faz parte do corpo de balé da Ópera de Leipzig na Alemanha.

“Exemplos como do Igor e de outros uberlandenses que estão em importantes escolas do mundo comprovam que Uberlândia tem potencial para crescer e isso é formação. E para isso acontecer cada vez mais, além do esforço e dedicação dos bailarinos e professores, é preciso também atenção e investimento do poder público.

Abertura

A abertura das atividades de sábado no Teatro Municipal de Uberlândia fica por conta do Grupo Jovem do Uai Q Dança. As bailarinas oferecem bilhetes aos passantes. São bilhetes sobre a dança. Segundo a orientadora do grupo, Fernanda Bevilaqua, é uma forma de rever as cartas de Jean-George Noverre (1727-1810) e homenageá-lo. Esse 29 de abril, Dia Internacional da Dança, é uma homenagem ao nascimento desse francês que se destacou na história da dança por ter escrito “Letters ur la Danse”, um conjunto de cartas (editado em 1760) sobre o balé em sua época.

Segundo Fernanda, os bilhetes sobre a dança também, ao seu tempo, nesse 29 de abril de 2017 perguntam, provocam, chamam sensivelmente por mudanças. “Não se trata de um espetáculo. Mas de uma espécie de levante. Uma breve aparição. Um encontro fugaz que busca marcar o dia com o que parece ser relevante acerca da dança hoje, para cada interventora”, afirma.

SERVIÇO

O QUE: Dia Internacional da Dança – Apresentações diversas

QUANDO: Amanhã (29), às 18h

ONDE: Teatro Municipal de Uberlândia (Av. Rondon Pacheco, 7.070, Tibery)

ENTRADA FRANCA

INFORMAÇÕES: 3235-1568

 

ARTE

ESCOLAS E GRUPOS PARTICIPANTES

Uai q dança

Igor Renato e Heloisa Magalhães

Balé de Rua

Arabesque (Araguari)

Cia de dança Nathalia Luz

Passo de Art

Wultos Cia de Dança

Flamenco Veruska Mendes

Talentos

Atividança 

Fúria do Gueto

Fabio Vladmir

Evolution Kingz

Cedro do Líbano

Studio A

All Black

Sonhart

Cocoon Dance Crew Experience Sensibility

Strondum

El Maroni

Jessica Mendes Jazz

Indiana

Igor Renato


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90