Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/04/2017 às 09h14min - Atualizada em 26/04/2017 às 09h14min

Uma tarde inteira para contar e encantar

7ª jornada de contação de histórias acontece hoje no Parque do Sabiá

Adreana Oliveira
Da Redação
Jornada desse ano reunirá contadores no Parque do Sabiá durante esta tarde (IAT/DIVULGAÇÃO)

A 7º Jornada de Contação de Histórias Contar...Cantar...Brincar... acontece das 13h às 18h no Parque do Sabiá, em Uberlândia e celebra essa arte que mais do que contar, encanta as crianças que se abrem para receber essas histórias. Em tempos de meninos e meninas cada vez mais conectados, cerca de 20 contadores estarão em uma grande roda pelas quais histórias de diferentes autores ganharão vida.

Promovida pelo Instituto de Artes, Cultura e Ciências do Triângulo (IAT), em parceria com a Biblioteca Municipal Juscelino Kubitschek, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o encontro configura-se como um dos maiores de Minas Gerais. “Sabemos que a oralidade é importante na Educação Infantil já que é uma fase ideal para a formação do interesse pela leitura. A contação de histórias é um projeto do IAT que muito nos orgulha por despertamos em centenas de crianças um mundo cheio de possibilidades através de narrativas e canções", afirma Patrícia Masan, presidente do Instituto que completa 18 anos em outubro.

Entre as atrações está a jovem Gabriela Rossi Bernardes, que neste ano lançou o primeiro livro de poesias, “Eu sou mesmo assim...Gabriela (Êxito Editorial, 57 páginas, R$ 18). Diagnosticada com paralisia cerebral aos 11 meses de idade, ela é um exemplo de superação. “É minha primeira vez na Jornada de Contação de Histórias e estou muito animada. Estarei com as crianças do primeiro ao terceiro ano do ensino fundamental para quem passarei algumas atividades e conterei um pouco da minha história de vida”, disse a escritora de 22 anos.

Além de 600 alunos de quatro escolas da rede pública e particular da cidade, são esperados – e bem-vindos – todos os interessados em compartilhar desta experiência. Participam também do encontro grupos como do Núcleo de Contadores de História da Biblioteca Municipal que se reúnem regularmente no local. Por meio de narrações, canções, brincadeiras e atividades lúdicas como cantigas de rodas e oficinas de artes plásticas, eles se preparam para prender a atenção das crianças que com certeza sairão de lá com muita coisa para contar em casa.

ESPECIAL

Escritora Martha Pannunzio recebe homenagem

A 7º Jornada de Contação de Histórias Contar...Cantar...Brincar... homenageia a escritora uberlandense Martha de Freitas Azevedo Pannunzio. Além de escritora ela é educadora e contadora de histórias. Um de seus livros, “Veludinho”, publicado em 1978, é sucesso de vendas e ganhou versão teatral que ficou quatro anos em cartaz em Uberlândia.

Na fazenda onde mora há mais de 20 anos, recebe crianças de diferentes escolas da cidade para vivenciarem um dia no campo com muita contação de história. Segundo depoimento do artista plástico Gilberto Maciel há algumas semanas ao jornal Diário do Comércio, por toda a sua obra e por sua participação não só na cultura como em momentos importantes da história social do país, Martha Pannunzio já é uma imortal.

SERVIÇO

O QUÊ: 7º Jornada de Contação de Histórias Contar...Cantar...Brincar...

QUANDO: Hoje, das 13h às 18h

HORÁRIOS: 13 às 18h

ONDE: Parque do Sabiá - Mundo da Criança

ENTRADA FRANCA

INFORMAÇÕES: Biblioteca Municipal JK – 3234-1600


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90