Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/04/2017 às 08h34min - Atualizada em 03/04/2017 às 08h34min

Minas se prepara para celebrar Semana Santa

Tradição religiosa do estado é um dos principais atrativos para turistas de todo o mundo

Da Redação
Belo Horizonte

Os municípios mineiros já se preparam para celebrar a Semana Santa, que este ano acontece de 9 a 16 de abril. Festejos religiosos tomam conta de Minas Gerais, estimulando ainda mais o turismo religioso. Além disso, a data pode ser uma boa alternativa para os turistas que desejam aproveitar o feriado para conhecer os atrativos turísticos do Estado.

Com o objetivo de apresentar as programações religiosas dos municípios mineiros, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) lançou ontem a campanha da Semana Santa 2017. Com o slogan “Viva a Semana Santa em Minas!”, os rituais se transformam em palco para importantes encenações.

De Norte a Sul do estado, as ruas ganham cores, simbolismos e personagens que fortalecem a tradição da Semana Santa em Minas Gerais. Os fiéis se unem em uma grande demonstração de fé, religiosidade e devoção, que tem início no Domingo de Ramos, data que recorda a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, e termina no Domingo de Páscoa, com a celebração da Ressurreição.

Na capital, a Semana Santa é celebrada pelas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte. Já na Grande BH, o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, localizado em Caeté, é um dos roteiros mais procurados pelo turista religioso. A tranquilidade do lugar, situado a 1.700 metros acima do nível do mar, é propícia para momentos de reflexão e orações.

Pautados pela fé, em todos os cantos do estado também há programações tradicionais representadas por espetáculos repletos de emoção. A encenação da paixão e morte de Cristo é apresentada por paróquias de vários municípios. “Considerado um dos principais atrativos turísticos de Minas Gerais, o turismo religioso movimenta o setor e atrai visitantes de todo o mundo. As celebrações da Semana Santa são um convite ao turista, tanto mineiro quanto de outras regiões, para conhecer as tradições religiosas do estado”, diz o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria.

 

Cidades históricas têm programação diversa

 

Ouro Preto

 

Nas cidades históricas mineiras, a população sai às ruas para acompanhar a programação com procissão, cortejos, missas e teatros específicos para a data. Em Ouro Preto, a Semana Santa mobiliza toda a população e encanta quem passa pelos tapetes de flores e serragem estendidos pelas ruas da cidade, ligando as matrizes de Nossa Senhora do Pilar e Nossa Senhora da Conceição.

Na noite da quarta-feira santa é celebrado o Ofício das Trevas, de origem medieval. Na ocasião, apenas um candelabro ilumina o local e, ao final de cada salmo, uma vela é apagada. Na sexta-feira da Paixão, a procissão do enterro, marcada pelo silêncio, é considerada por muitos fiéis o momento mais bonito de toda representação bíblica. Já no domingo de Páscoa, os turistas e fiéis percorrem o caminho desenhado em tapetes coloridos, comemorando a ressureição de Cristo.

Vale ressaltar que o feriado é também uma oportunidade para conhecer a beleza da arquitetura barroca da cidade tricentenária, que atrai turistas nacionais e internacionais. 

 

São João del-Rel

 

Em São João del-Rei, o destaque vai para os tapetes de serragem, confeccionados pelos fiéis para a passagem das procissões. A cidade onde os sinos falam é tomada pelo clima de religiosidade e conta, em sua programação, com diversas procissões, missas e encenações. O Descendimento da Cruz, que acontece na sexta-feira santa, é um dos momentos cênicos mais ricos e tradicionais, no qual é retratada a descida de Jesus da cruz, além do Canto da Verônica e o canto dos passinhos na procissão do enterro, todos em latim. A expectativa, segundo a prefeitura, é que a cidade receba, durante o feriadão, pelo menos 30 mil pessoas.

 

Diamantina

 

Todos os anos centenas de visitantes chegam a Diamantina para participar das celebrações da Semana Santa, um período de reflexão e também uma oportunidade para vivenciar experiências turísticas e culturais na cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade.

Diamantina mantém ritos tradicionais nas celebrações da Semana Santa, que começam no Domingo de Ramos, prosseguem com a Procissão do Encontro, a cerimônia do Lava-Pés, a Sexta-Feira da Paixão, com a crucificação e morte de Cristo, o Descendimento da Cruz - e termina com a Ressurreição, no Domingo de Páscoa. Uma das tradições mais antigas preservada na cidade é a “Guarda Romana”, bem cultural imaterial no vasto patrimônio cultural diamantinense, no qual mais de 50 homens caracterizados participam da procissão do Enterro do Senhor morto, cumprindo papéis específicos: o de guardas que acompanham Jesus Cristo do percurso da condenação à ressurreição. Vestidos a caráter, portando escudos e alabardas, eles participam também da Via Sacra.

 

Mariana

 

As comemorações da Semana Santa em Mariana atraem um grande número de turistas. Na Procissão das Almas, uma das mais tradicionais, os fiéis se cobrem de lençóis brancos e, com velas nas mãos, saem pelas ruas do Centro Histórico. As festividades incluem ainda bailes, shows, Malhação do Judas e decoração de ruas com tapetes de flores e serragens coloridas.

 

Congonhas

 

Em Congonhas, as procissões, ao som das matracas e o toque fúnebre das bandas de música relembram o cortejo de Jesus aprisionado. Mais de 200 atores representam as figuras bíblicas do Velho e Novo Testamento. A Praça da Igreja Matriz se transforma em palco para a encenação da Santa Ceia. A encenação paralitúrgica da Crucificação de Cristo, no Adro dos Profetas, também é considerada um dos pontos altos da programação. Finalmente, o turista ainda pode assistir o Sermão da Montanha e Exposição de Tapetes Ornamentais “Artechão”.

 

Araxá

 

Um fantástico musical de luzes e fogos acontece em Araxá, contando os principais momentos da paixão de Cristo. Tecnologia de projeção mapeada, música e muita emoção são os principais atrativos do evento “Páscoa Iluminada”, que utiliza como cenário o cinematográfico Grande Hotel de Araxá.

Com mensagens de paz, alegria e renovação, os espetáculos se estendem por vários dias, tendo início na sexta-feira da Paixão. A programação diferenciada recebe visitantes de todo o Estado para acompanhar o teatro “Jesus: Paixão, Vida e Luz”, um impactante show tendo como pano de fundo a maior projeção mapeada já realizada no Brasil - o Aleluia Lago Show, um musical realizado dentro do Lago do Grande Hotel, com projeções na cortina de água. Além disso, um divertido musical circense repleto de efeitos especiais sobre a Páscoa anima a festa da garotada.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90